Em seus esforços para se tonar um centro da indústria, Hong Kong está está próxima de dar mais um passo direcionado a um futuro orientado para os ativos digitais. A Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) anunciou, em 7 de maio, a formação da “Comunidade de Arquitetura do Project Ensemble”.
O grupo de trabalho revelado tem uma grande representação diante de um avanço significativo no desenvolvimento de padrões para o mercado de tokenização no país, focado na integração da moeda digital atacadista do banco central (wCBDC).
“A Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) anunciou hoje (7 de maio) a criação do Project Ensemble Comunidade de Arquitetura (a Comunidade) se unirá à indústria para moldar padrões e fornecer sugestões para apoiar o desenvolvimento do mercado de tokenização de Hong Kong”, escreveu.
Em seu comunicado oficial, a entidade explicou que a Comunidade pretende desenvolver um conjunto de normas industriais para apoiar a interoperabilidade entre CBDC grossista (wCBDC), dinheiro tokenizado e ativos tokenizados.
Além disso, a Comunidade “fará recomendações sobre tópicos específicos, concentrando-se inicialmente na criação de um mecanismo para apoiar a liquidação interbancária contínua de depósitos tokenizados através do wCBDC para transações de ativos tokenizados. A Comunidade também ajudará na concepção e implementação do Project Ensemble Sandbox, que deverá ser lançado por volta de meados de 2024 para facilitar mais pesquisas e testes de casos de uso de tokenização”.
De acordo com a HKMA, a Comunidade compreende representantes da indústria em vários domínios, abrangendo reguladores, organizações internacionais, universidades, bancos locais e multinacionais, intervenientes importantes na indústria de ativos digitais e empresas de tecnologia. Inicialmente, consiste na HKMA, na Comissão de Valores Mobiliários e Futuros, no BIS Innovation Hub Hong Kong Centre, no CBDC Expert Group2, e sete membros do sector privado, nomeadamente Bank of China (Hong Kong), Hang Seng Bank, HSBC, Standard Chartered Hong Kong, HashKey Group, Ant Digital Technologies e Microsoft Hong Kong.