A inovação no mercado de criptoativos segue avançando com a Homium, uma plataforma de tokenização de linha de crédito de home equity (HELOC), destacando-se após conseguir um aporte significativo de US$ 10 milhões na sua mais recente rodada de financiamento Série A. O aporte foi liderado pelo Sorenson Impact Group e pela Blizzard, reforçando a confiança no potencial disruptivo da Homium, que opera sobre a plataforma Avalanche.
Homium propõe uma alternativa viável para proprietários que buscam recursos financeiros com base no valor acumulado em suas propriedades, mas que preferem não aumentar seu endividamento mensal. A empresa possibilita que os proprietários comprometam uma parcela da futura valorização de seus imóveis como garantia para obter créditos, que podem ser utilizados para fins como manutenção da residência, consolidação de dívidas ou planejamento sucessório.
Tommy Mercein, CEO da Homium, realça a relevância do modelo para o mercado: “Estamos construindo uma nova classe de ativos valiosa para investidores institucionais, oferecendo uma fonte de retorno não correlacionado e protegido contra a inflação.”
Homium issues tokenized home equity loans on Avalanche 🔺
The blockchain industry has seen a resurgence in focus on asset tokenization. Through shared appreciation home equity loans, @homium introduces a way for homeowners to borrow against their home equity without increasing… pic.twitter.com/X8execbAMv
— Avalanche 🔺 (@avax) April 16, 2024
Os tokens gerados pela Homium diferem das criptomoedas convencionais. Eles são, na verdade, títulos de dívida que aderem à Regra 144A da SEC, designados para investidores institucionais, e garantidos por segundas hipotecas. O sistema de Homium garante que cada propriedade envolvida seja avaliada de forma rigorosa, fornecendo uma camada extra de segurança e transparência para os investidores.
A tecnologia patenteada pela Homium permite a monitorização em tempo real dos valores dos empréstimos, assegurando uma transparência completa e a imediata securitização da nota desde seu início, o que fornece uma visão clara do valor atual e das perspectivas de valorização das propriedades que garantem os empréstimos.
Com investimentos da ordem de US$ 50 milhões destinados a protocolos de tokenização que focam em imóveis e itens colecionáveis, a Avalanche reforça seu compromisso com a expansão e diversificação de uso de blockchain no setor imobiliário. Este movimento reflete a crescente percepção do potencial da tokenização como uma ferramenta vital para a evolução das finanças digitais, como indicado por análises recentes de instituições financeiras de renome.