Hélio foi recentemente acusado de ser obscuro nos negócios, não muito tempo depois do evento, ontem, este projeto foi dito para intencionalmente “aproveitar” parcerias para o efeito. para atrair investidores. Há muitas menções à parceria no site da Helium e à presença do logotipo da empresa Lime na imprensa com diversos veículos de comunicação. Especialmente a gigante de tecnologia Salesforce, apresentada como uma das maiores empresas a trabalhar com Hélio.
Em maio de 2021, mencionou mais uma vez a confiança dos usuários na plataforma e colocou Lime e Salesforce em sua lista de clientes, mas omitiu a marcação. diretamente para a conta do Twitter do Lime, mas apenas para o Salesforce.
#ThePeoplesNetwork is trusted by users ranging from @salesforce to @VictorPest, @Airlyorg, @Nexmachina, @Care_Band, @AgulusInc, @smartmimic, @NobelSystems, @myDevices_IoT, @LeashInvisi, @TeamConserv, and many more. pic.twitter.com/x7cMtLirnD
— Helium🎈 (@helium) May 6, 2021
No entanto, no fim de semana, os relatórios provaram que o projeto enganou a comunidade. Precisamente, a empresa de mídia de tecnologia Mashable “descobriu” esse incidente. Em essência, a Helium não tem nenhuma parceria com a Lime ou a Salesforce, pois anunciam em seu site. A Lime nega uma parceria com a Helium desde 2019 e afirma que a empresa de caminhões só fez testes iniciais da plataforma. O diretor sênior de comunicações corporativas da Lime, Russell Murphy, disse:
“Além de um teste inicial de seu produto em 2019, a Lime não teve e não tem atualmente uma relação com o Hélio.”
Murphy compartilhou que o projeto não usará a marca da Lime para material promocional como parte do teste. O projeto violou essa condição e repetidamente afirmou falsamente ser “confiável” da Lime. Embora a Lime estivesse ciente dessa desinformação, a empresa não tomou medidas legais. Em seguida vem a Salesforce, que também negou a Lime. Comentando sobre o logotipo da empresa colocado ao lado do Lime que aparece no site, a porta-voz da Salesforce, Ashley Eliasoph, disse:
“A Helium não é parceira da Salesforce e considerou impreciso o gráfico no site que mostra o logotipo da Salesforce.”
Depois que os fatos mencionados foram amplamente divulgados, até o momento da redação do artigo, o site oficial removeu os logotipos da Salesforce e da Lime, a empresa ainda não comentou sobre esse assunto com a mídia. Os membros da comunidade Reddit do projeto acrescentaram que os desenvolvedores precisavam ser contratados, pois as supostas parcerias foram usadas para atrair investidores desavisados.