Em suma um NFT é um ativo digital que representa objetos do mundo real, como arte, música, itens do jogo e vídeos. Eles são comprados e vendidos on-line, frequentemente com criptomoeda, e geralmente são codificados com o mesmo software subjacente que muitas criptomoedas.
NFTs estão agora dominando os mundos de arte digital e colecionáveis em grande estilo. Assim como o Bitcoin, os NFTs estão sendo comercializados como a moeda digital do futuro para colecionáveis, assim como todos pensavam que o Bitcoin era o futuro da moeda. Para aqueles que querem aprender o que é e para que serve non-fungible tokens, continue a leitura do nosso Guia NFT para leigos.
NFT para leigos: o que é e para que serve non-fungible tokens?
Um token não fungível (NFT) é uma unidade de dados não intercambiável armazenada em uma blockchain, uma forma de livro digital, que pode ser vendida e negociada. Tipos de unidades de dados NFT podem ser associados a arquivos digitais, como fotos, vídeos e áudio. Como cada token é exclusivamente identificável, os NFTs diferem da maioria das criptomoedas, como Bitcoin, que são fungíveis.
Os ledgers NFT afirmam fornecer um certificado público de autenticidade ou prova de propriedade, mas os direitos legais transmitidos por um NFT podem ser incertos. Os NFTs não restringem o compartilhamento ou a cópia dos arquivos digitais subjacentes, não transmitem necessariamente os direitos autorais dos arquivos digitais e não impedem a criação de NFTs com arquivos associados idênticos.
Contudo os NFTs têm sido usados como um ativo especulativo e atraíram críticas crescentes pelo custo de energia e pegada de carbono associadas à validação de transações de blockchain, bem como seu uso frequente em golpes de arte. O mercado NFT também foi comparado a um esquema Ponzi. Os NFTs agora são usados para mercantilizar ativos digitais em arte, música, esportes e outros entretenimentos populares. A maioria dos NFTs faz parte da blockchain Ethereum; no entanto, outros blockchains podem implementar suas próprias versões de NFT.
Capitalização de mercado e críticas ambientais
A capitalização de mercado da NFT triplicou em 2020 para mais de US$ 250 milhões. Contudo o aumento das transações NFT levou ao aumento das críticas ambientais. Proof-of-work, do tipo usado principalmente para NFTs, os processos computacionais pesados associados a blockchains exigem altas entradas de energia que contribuem para o aquecimento global. As emissões de carbono geradas pela energia necessária para sustentar essas blockchains forçaram alguns no mercado de NFT a repensar sua pegada de carbono.
Quais são as características dos tokens não fungíveis?
Neste guia NFT para leigos já discutimos a importância da não fungibilidade para NFTs. Pois agora vamos dar uma olhada nas três propriedades a seguir que tornam os NFTs tão desejados – exclusividade, raridade e indivisibilidade.
Singularidade
Já discutimos a importância da singularidade. As NFTs permitem que você defina um ativo de forma exclusiva, fornecendo metadados que descrevem o ativo e o diferenciam de outros ativos. Por exemplo, um projeto, como o Decentraland, vende terrenos virtuais. Para definir exclusivamente cada pedaço de terra, os metadados consistem em coordenadas virtuais e nas propriedades do terreno, como a porcentagem de terra coberta por grama ou quais prédios ela possui.
Raridade
A raridade, também conhecida como escassez, é um elemento que torna os NFTs populares. Com um ERC20 tradicional, os desenvolvedores de token podem definir livremente os limites do token. Digamos que você queira um suprimento de 1.000.000 de tokens? Sim, isso é possível. Você quer mais fichas? Basta aumentar o fornecimento total dentro do seu contrato inteligente (diferentes algoritmos colocam regras diferentes sobre essa possibilidade ou a proíbem totalmente).Com NFTs, não é possível criar infinitamente novos ativos.
Em suma a raridade garante que você só pode definir cada ativo uma vez no blockchain, o que torna os NFTs tão desejados entre os colecionadores. Outra pessoa não pode registrar o mesmo ativo pela segunda vez, o que torna os ativos raros. Em outras palavras, a raridade dá valor aos NFTs, desde que as pessoas queiram gastar dinheiro com eles. Para voltar ao exemplo da Decentraland, você pode realmente possuir um pedaço de terra em um jogo e trocá-lo como um pedaço de terra real.
Indivisibilidade
Por último, você não pode dividir NFTs. Por exemplo, você pode possuir um bitcoin completo. No entanto, se você não tiver dinheiro suficiente para comprar um bitcoin completo, poderá dividir um bitcoin em denominações menores e comprar 1/10 de um bitcoin. As unidades denominadas de bitcoin são conhecidas como satoshis. Para expandir este exemplo, você não deseja permitir que os usuários comprem 10% de uma passagem de trem. Em outras palavras, se o Bitcoin tivesse características não fungíveis, você só poderia comprar um bitcoin completo.
Guia NFT para leigos: Como funcionam os tokens não fungíveis?
O processo de ‘tokenização’ desenvolve NFTs. Em palavras mais simples, você pega algo que não é um token e o converte em um token. Muitas pessoas acreditam que quase tudo será um token no futuro. Se estamos falando de NFTs, produtos digitais como fotos, músicas e vídeos são usados. Esses ativos digitais são ‘cunhados’ como um token armazenado na tecnologia blockchain. Como mencionamos anteriormente, cada token deve ser único e diferente dos outros, e então pode ser vendido, negociado ou utilizado de outras maneiras.
Se estamos falando de um nível mais alto, a maioria dos NFTs pertence ao blockchain Ethereum. Ethereum faz parte da criptomoeda, assim como Bitcoin e Dogecoin. A diferença é que sua blockchain suporta NFT, que funciona armazenando informações adicionais, diferenciando-as da moeda Ethereum comum. No entanto, você deve saber que outros tipos de blockchain podem desenvolver suas versões pessoais de NFTs; alguns como Solana e Polygon já entraram no mundo NFT.
Alguns casos de uso de NFTs
Um blockchain é um livro público distribuído que acompanha as alterações (transações) dos ativos. NFTs estão no blockchain. Você provavelmente conhece o termo “blockchain” como o processo que torna as criptomoedas possíveis. Na maioria das vezes, os NFTs são construídos no Ethereum Blockchain, mas também podem ser construídos em outros blockchains, como o Bitcoin.
NFTs são criados para representar vários ativos, incluindo:
- Arte gráfica
- Gifs
- Tênis de grife
- Música
- Vídeos e destaques esportivos
- Colecionáveis
- Avatares virtuais e skins de videogame
Na verdade, até os tweets são vendidos usando NTFs. Jack Dorsey, cofundador do Twitter, vendeu seu primeiro tweet por mais de US$ 2,9 milhões como NFT. Agora que abordamos os fundamentos de “o que é NFT”, podemos ir mais longe nos aspectos mais profundos dos melhores NFTs disponíveis. Para comprar NFTs para você, você precisa saber como funciona esse tipo de blockchain.
Para que serve um NFT?
NFTs são muito convenientes para economias digitais. A indústria de jogos, por exemplo, abriga muitas microeconomias. Basta dar uma olhada em jogos como CS:GO, League of Legends ou Fortnite: Battle Royale. Cada um desses jogos hospeda uma economia de ativos no jogo que podem ser negociados entre os jogadores. Os jogadores geralmente recebem ativos no jogo para vencer um jogo, como skins para seu avatar ou adesivos para sua arma.
Aqui, os jogadores estão dispostos a pagar dinheiro para receber uma bela skin para aprimorar sua experiência de jogo. No entanto, os jogadores não possuem realmente esses ativos e, muitas vezes, o jogo ainda pode controlar o preço dos ativos no jogo ou fazer modificações em uma skin específica, o que pode fazer com que seu preço caia drasticamente. Isso já aconteceu no passado com as skins do CSGO.
Isso abriria até a possibilidade de criar economias entre jogos, onde uma arma ou skin de avatar pode ser usada em diferentes jogos. Além disso, o movimento de identidade descentralizada também se beneficia dos NFTs, pois você pode vincular propriedades físicas, como sua casa ou carro, à sua identidade descentralizada, tornando-se uma verdadeira prova de propriedade, onde você pode transferir ativos sem confiança em um mercado global. Em suma, aqui está uma lista de possíveis representações para NFTs:
- Colecionáveis
- Arte: tanto física quanto digital
- Itens do jogo, como skins ou adesivos
- Itens em um mundo virtual, como um pedaço de terra
- Ativos do mundo real, como carros ou casas
- Propriedades relacionadas à identidade, como certificações ou histórico médico.
Guia NFT para leigos: Fungível vs. Não Fungível
Todos os dias, usamos dólares e centavos fungíveis para fazer transações. Por exemplo, você poderia dizer que:
- Você tem uma nota de $ 20, mas não funciona com a máquina de venda automática porque só aceita notas de $ 1.
- Então, você pede a alguém que troque sua nota de $ 20 em pequenas quantias.
- Você recebe uma nota de $ 10, uma nota de cinco dólares e cinco notas de um dólar do caixa.
- No entanto, mesmo que sua nota de $ 20 tenha mudado de mãos, ela ainda tem o mesmo valor de antes.
- Isso ocorre porque você ainda tem um total de $ 20 para trabalhar.
- No contexto do exemplo anterior, dinheiro em espécie é um tipo de ativo fungível. Todas as criptomoedas que existem hoje também são assim.
As NFTs, por outro lado, são classes de ativos não fungíveis, como demonstramos anteriormente. Como cada token é único, você não pode trocar um NFT por outro e esperar obter o mesmo valor dele.
As pessoas gostam de fazer isso. Por exemplo:
- Neste exemplo, vamos imaginar um artista criando uma nova obra de arte.
- O artista então escolhe desenvolver um NFT para simbolizar o valor da obra de arte dada.
- Isso implica que o NFT é exclusivo para cada obra de arte e não pode ser duplicado ou imitado.
- Mais uma vez, isso ocorre porque cada NFT é autenticado usando um hash de transação exclusivo para determinar sua autenticidade.
Não há limite para o que as NFTs podem representar, uma pintura virtual, uma casa, um carro ou um momento esportivo podem ser seus com NFTs. Você pode armazenar a propriedade dessas coisas digitalmente.
Como as marcas estão usando NFTs para obter melhores resultados?
Artistas modernos, músicos e lendas da internet não são as únicas pessoas capazes de alavancar o fator de exclusividade associado aos NFTs para construir uma audiência e gerar lucro. As marcas também os estão usando para agregar valor adicional aos ativos digitais originais da marca, como vídeo, áudio, arte original e muito mais.
A forma como os NFTs estão crescendo em popularidade agora permitiu que marcas inovadoras e com visão de futuro se conectassem com os consumidores de maneiras novas e empolgantes. Eles também estão usando NFTs para impulsionar suas estratégias de narrativa de marca de forma a gerar buzz e chamar a atenção. E você também não precisa ser uma grande marca global para colocar os NFTs para trabalhar para você. Com um pouco de know-how e criatividade, qualquer marca pode usá-los para se destacar e se conectar com o público de maneiras novas e incríveis.
Guia NFT para leigos: Quais os maiores benefícios do uso de NFTs como um comerciante de marca?
Lembre-se, a chave para uma campanha de marketing digital genuinamente ágil que realmente chama a atenção é a capacidade de conectá-la a tendências digitais quentes nas quais as pessoas estão interessadas. Portanto, não é preciso dizer que dominar NFT para leigos e encontrar maneiras únicas de trabalhar NFTs em sua estratégia de marketing traz alguns benefícios sérios.
- Versatilidade Ilimitada – Uma das vantagens mais significativas que os NFTs trazem para a mesa para os profissionais de marketing digital é sua pura versatilidade. Um NFT pode ser usado para representar absolutamente qualquer coisa que você possa imaginar, e as grandes marcas estão usando isso a seu favor. NFTs são uma forma de vender valor, ao invés de simplesmente vender produtos, então as possibilidades são infinitas. Pense em imóveis virtuais, moda exclusiva, arte original e praticamente qualquer outra coisa que você possa imaginar.
- Conexão direta – O mercado NFT possibilita que criadores e marcas eliminem muitos dos custos associados à fabricação, armazenamento e envio de mercadorias físicas. Em vez de se preocupar com todos esses intermediários, há uma conexão direta entre a marca e o consumidor do outro lado da transação. E para algumas marcas, especialmente aquelas que vendem um estilo de vida, o valor está na própria marca, em oposição a qualquer um dos bens reais. Isso torna a venda de ativos exclusivos uma boa aposta.
- Marca superior – Talvez o maior benefício dos NFTs para as marcas de hoje seja o potencial de construção de marca verdadeiramente de nível superior. Ativos exclusivos, como NFTs, oferecem às empresas da era digital uma oportunidade única de criar conexões valiosas com os clientes, trazendo-os para algo exclusivo. Além disso, vale a pena ser um dos primeiros a adotar quando se trata de grandes tendências digitais. As primeiras marcas a avançar em algo novo geralmente geram mais buzz e recebem mais atenção, especialmente se estiverem apresentando ideias genuinamente únicas.
Guia NFT para leigos: Alguns projetos NFT de sucesso
Muitos projetos introduziram NFTs. Vamos dar uma olhada em alguns dos projetos de maior sucesso que fazem uso desta tecnologia.
Bored Ape Yacht Club
Também conhecido como BAYC, o Bored Ape Yacht Club foi lançado em abril de 2021. É uma coleção exclusiva de macacos digitais, cada um com sua aparência e características únicas. Naturalmente, algumas dessas características são muito mais raras do que outras, então um macaco com várias características extremamente raras poderia vender muito dinheiro. (Atualmente existem alguns com valores multimilionários associados a eles.). Cada macaco exclusivo também serve como um cartão de membro do espaço virtual do Yacht Club, completo com acesso a vários recursos exclusivos para membros.
CryptoKitties
Seguindo neste guia NFT para leigos e falando sobre projetos NFTs de sucesso é impossível não falar sobre CryptoKitties, pois este foi o primeiro caso de uso de NFTs a atingir a grande mídia. Seu conceito está intimamente ligado ao de Pokemon Go. Em vez de coletar Pokémons com características únicas, você pode coletar gatos criptográficos digitais que vêm com certas características. Através da criação de gatos, você pode criar novos gatos e assim descobrir novas características.
The SandBox
Assim como os NFTs, os metaversos virtuais estão na moda hoje em dia, e o SandBox é atualmente um dos mais populares. Os usuários do SandBox podem comprar, vender e coletar uma grande variedade de produtos digitais diferentes, incluindo, entre outros, terrenos virtuais, roupas exclusivas e uma variedade de outros itens colecionáveis.Como o Bored Ape Yacht Club, o SandBox ganhou as manchetes ultimamente, graças a várias vendas de NFT bastante grandes. Uma das mais notáveis foi a venda do Metaflower Super Mega Yacht NFT por aproximadamente US$ 650.000. Também vale a pena notar que várias grandes marcas já estão muito envolvidas com o SandBox e compraram terrenos digitais valiosos lá. Exemplos incluem Adidas, Atari e Etoro.
Decentraland
Em seguida, Decentraland é um mundo de realidade virtual no qual você pode possuir um pedaço de terra virtual. O jogo permite que você desenvolva ainda mais seu pedaço de terra ou construa coisas em cima dele. Todos esses detalhes são armazenados nos metadados do seu NFT. Mais importante ainda, o jogo permite que você troque terrenos virtuais com outros jogadores para que você possa criar grandes comunidades virtuais.
Como você pode comprar NFTs, então?
Agora que você entende “o que é NFT”, talvez queira comprá-los. Para iniciar sua própria coleção de NFT, você precisará comprar algumas coisas primeiro. Essas coisas são:
Uma carteira digital que permite armazenar NFTs e outros tipos de criptomoedas é a primeira coisa que você precisa obter. Há uma boa chance de você precisar comprar alguma criptomoeda, como Ether, com base nas moedas que seu provedor de NFT deseja aceitar. Você pode usar um cartão de crédito para comprar criptomoedas na Coinbase, Kraken, eToro, PayPal e Robinhood para comprar criptomoedas em diferentes plataformas.
Depois disso, você poderá transferir os fundos da bolsa para sua carteira digital preferida. As taxas são uma consideração essencial ao avaliar suas opções. Em geral, a maioria das exchanges cobra pelo menos uma pequena porcentagem do valor que você compra de criptomoedas. Agora que você já sabe o que são NFTs, vamos ver como você pode comprá-los. Em primeiro lugar, existem alguns mercados muito populares que estão crescendo com o volume de NFTs.
Dois dos mercados NFT mais populares são:
Conclusão
Neste guia NFT para leigos você aprendeu o que é NFT, Non-Fungible Tokens e como eles ganharam popularidade e exposição nos últimos anos, por atuarem como prova de propriedade e autenticidade de itens digitais e físicos. Além disso, você aprendeu que os NFTs permitem que os usuários transfiram a propriedade sem confiança, eliminando fraudes. O PortalCripto espera que este guia NFT para leigos tenha trazido as informações necessárias para você leitor.