A Gucci está lançando um piloto para testar a aceitação do bitcoin em cinco lojas da grife de moda de luxo nos EUA com planos de estender a funcionalidade a todas as lojas norte-americanas não franqueadas, de acordo com um relatório da Vogue Business.
Inicialmente, as lojas Gucci que aceitarão o BTC estão na Wooster Street em Nova York, Rodeo Drive em Los Angeles, Miami Design District, Phipps Plaza em Atlanta e The Shops at Crystals em Las Vegas.
“A Gucci está sempre procurando adotar novas tecnologias quando elas podem fornecer uma experiência aprimorada para nossos clientes”, disse Marco Bizzarri, presidente e CEO da Gucci. “Agora que podemos integrar criptomoedas em nosso sistema de pagamento, é uma evolução natural para os clientes que gostariam de ter essa opção disponível para eles.”
Os clientes poderão pagar com bitcoin e um punhado de outras criptomoedas. A loja enviará um código QR para o e-mail do cliente, permitindo que os clientes interajam com a carteira de sua escolha. O processo da Gucci alavancará um provedor de serviços não divulgado para reunir valores de preços de bitcoin de várias exchanges de criptomoedas em tempo real, na tentativa de determinar o valor de BTC mais preciso para cobrar do cliente. Quando um item é devolvido por um cliente, a empresa planeja pagá-lo de volta com a criptomoeda usada no momento da compra.
O relatório afirma que as configurações típicas de varejistas que permitem que empresas como a Gucci aceitem criptomoedas geralmente consistem na conversão automática da criptomoeda em moeda fiduciária. No entanto, não é declarado diretamente se a Gucci planeja fazer uma conversão instantânea para dólares americanos ou manter o bitcoin recebido como pagamento.