Em 30 de junho, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) rejeitou a proposta da Grayscale de converter o Bitcoin Trust (GBTC) em um ETF Bitcoin após muitas renovações. Ele rejeitou a proposta da Bitwise de estabelecer um ETF à vista de Bitcoin. Como tal, a SEC ainda não autorizou a listagem de um ETF spot de Bitcoin, embora a Grayscale recentemente tenha revelado muito progresso em uma reunião com a SEC.
No aviso, a SEC mencionou riscos de mercado que o Bitcoin não pode abordar, incluindo negociação de lavagem, manipulação de mercado “baleias”, hackers e problemas de segurança em trocas e informações de assimetria no mercado (muitas partes têm “informações confidenciais” em comparação com investidores comuns), riscos de stablecoins como USDT e a realidade de fraudes/golpes nas principais exchanges de Bitcoin.
Por sua vez, a Grayscale afirmou que discordava da decisão da SEC e apresentou uma queixa à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA. Assim, o Tribunal de Apelações de Washington DC apresentou um pedido de reconsideração. A Grayscale afirmou anteriormente que está pronta para processar a SEC por tratamento injusto. A razão é que, embora tenha aceitado produtos Bitcoin ETF baseados em futuros (futuros), a SEC ainda diz não a contratos futuros que se liquidam diretamente em Bitcoin (spot). Anteriormente, a maior gestora de ativos da indústria de criptomoedas havia se preparado para aprovar um acordo com Jane Street e Virtu para fechar um desconto GBTC se aprovado pela SEC. No entanto, a Grayscale disse que se preparou para todos os cenários possíveis e reforçou os recursos legais para finais inesperados.
A empresa está solicitando uma listagem do Bitcoin ETF desde outubro passado. No entanto, desde então, a empresa tem estado continuamente envolvida em um conflito bastante feroz com a SEC. Portanto, até recentemente, quando a Grayscale revelou que havia chegado a um consenso com a SEC, todas as expectativas foram despejadas no maior fundo de investimento em criptomoedas do mundo. Enquanto isso, a contraparte direta da Grayscale é o ProShares, conhecido através do primeiro ETF Bitcoin nos EUA que, por sua vez, aprovou muitos ETFs derivativos pela SEC. Mais recentemente, a ProShares lançou seu primeiro ETF Bitcoin “curto”, e a relutância da SEC em aceitar tal produto decepcionou a comunidade.