A gestora de ativos Grayscale Investiments entrou recentemente com um pedido de registro de uma nova ‘mini versão’ de seu fundo negociado em bolsa (ETF) Grayscale Bitcoin Trust (GBTC). Em 11 de março, a empresa apresentou junto a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA um formulário S-1 contendo a proposta.
O pedido passará por análise da SEC se deverá ser aprovado ou não. Em caso de aprovação, o novo produto será listado na Bolsa de Valores de Nova York e iria operar de forma independentemente do fundo GBTC da Grayscale.
O intuito do novo fundo é oferecer aos investidores do GBTC uma exposição que seja isenta de impostos ao Bitcoin, conforme informou o analista de ETF da Bloomberg, James Seyffart. O especialista destacou que o novo ETF será negociado com o ticker “$BTC”, vindo de uma cisão do $GBTC.
“Está acontecendo! Grayscale acabei de entrar com um pedido de lançamento do “Grayscale Bitcoin Mini Trust” esperando que ele tenha uma taxa competitiva. Ele será negociado sob o ticker $BTC e virá de uma cisão de $GBTC . Isso significa que os detentores de $GBTC receberão parte das participações cindidas em $BTC”, afirmou Seyffart. “Não há taxa divulgada ainda ou qual% de $ GBTC será cindida, mas tenho certeza de que este será um evento não tributável para que uma parte dessas ações entre em um produto mais barato e com custo competitivo”.
It’s happening! @Grayscale just filed to launch the “Grayscale Bitcoin Mini Trust” expecting this to have a competitive fee. It will trade under the ticker $BTC and will come from a spinoff from $GBTC. This means $GBTC holders will get some % of holdings spun off into $BTC. pic.twitter.com/JAKMcKfn5o
— James Seyffart (@JSeyff) March 12, 2024
Vale lembrar que, recentemente, uma das principais exchanges de criptomoedas, a Coinbase, e a gestora de ativos Grayscale estiveram reunidas com a Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA para tratar sobre o pedido de seu ETF Ethereum spot.
Em uma nova rodada de negociações com os reguladores na semana passada, as empresas seguiram avançando em seus planos para lançamento de um fundo negociado em bolsa (ETF) à vista do Ethereum. No site da Agência foi divulgada uma apresentação da Coinbase que foi apresentada na reunião.