A Grayscale Investments, gestora de ativos digitais, anunciou um novo fundo de criptomoeda dedicado para plataformas de contratos inteligentes, exceto para o Ethereum, ressaltando o crescente apetite dos investidores por redes alternativas de blockchain.
Intitulado como “Grayscale Smart Contract Platform Ex-Ethereum Fund”, também conhecido pelo símbolo GSCPxE, é o décimo oitavo produto de investimento da empresa e fornecerá exposição a sete plataformas de contratos inteligentes com as seguintes ponderações: Cardano (ADA), 24,63%; Solana (SOL), 24,27%; Avalanche (AVAX), 16,96%; Polkadot (DOT), 16,16%; Polygon (MATIC), 9,65%; Algorand (ALGO), 4,27%; e Estelar (XLM), 4,06%.
A Grayscale ressaltou ainda que o novo fundo está agora aberto para assinatura diária por investidores credenciados, sendo que é, de longe, a maior gestora de ativos digitais do mundo, com mais de US$ 36 bilhões em ativos sob gestão, segundo dados deste 22 de março.
Here’s a snapshot of Grayscale investment products as of March 21, 2022.
Visit our product tracker for daily updates: https://t.co/XOE44lKFHm$AAVE $ADA $AMP $BTC $BAT $BCH $COMP $CRV $ETH $ETC $FIL $LINK $LPT $LTC $MANA $MKR $SNX $SOL $SUSHI $UNI $XLM $YFI $ZEC $ZEN pic.twitter.com/Nal3Qg5Mm7— Grayscale (@Grayscale) March 21, 2022
O Grayscale Bitcoin Trust, também conhecido como GBTC, é a maior oferta com mais de US$ 26,4 bilhões em ativos, e os investidores aumentaram sua exposição ao GBTC nos últimos meses, à medida que seu desconto no preço à vista do Bitcoin aumentou.
O domínio do Ethereum como a principal plataforma de contrato inteligente está sendo desafiado por concorrentes que afirmam oferecer velocidades de transação superiores, custos mais baixos e maior capacidade de processamento. Enquanto o Ethereum continua coma liderança no espaço de aplicativos descentralizados, a indústria DeFi, no entanto, está se tornando um campo de atuação mais nivelado.
Atualmente, o Ethereum responde por cerca de 55,4% do valor total bloqueado nos protocolos DeFi, abaixo dos mais de 96% que detinha em janeiro de 2021, de acordo com o DeFi Llama.