O gerente de ativos digitais Grayscale lançou um novo esforço para obter a aprovação da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) sobre o BTC ETF. À medida que o ano de 2022 está passando, a demanda por fundos negociados em bolsa (ETF) Bitcoin (BTC) também está aumentando. Especialistas acreditam que, mais cedo ou mais tarde, ele chegará às bolsas de Wall Street.
Grayscale ETF pode ser aprovado em julho
De acordo com um relatório, a Grayscale escreveu uma carta à comissão com foco nos aspectos técnicos legais para impulsionar seu pedido. O gestor de ativos está procurando converter seus US$ 40 bilhões em Bitcoin em um ETF. O movimento da Grayscale ocorreu em um momento em que a comissão está discutindo sobre o futuro do fundo negociado em bolsa. No entanto, a decisão sobre o pedido da Grayscale pode sair a qualquer momento em julho.
Foi relatado que cerca de três desses ETFs relacionados a criptomoedas já estão na fila para obter consentimento. Enquanto isso, a abordagem proativa da Grayscale acabará levando a SEC a tomar sua decisão a tempo. A escala de cinza na carta mencionou que “quando se trata de aprovação, não há base para tratar os produtos de bitcoin spot de forma diferente dos produtos futuros de bitcoin”.
SEC ficando sem desculpas?
Craig Salm, CLO da Grayscale, levantou a questão de que a comissão está continuamente perdendo seu potencial de confiar na diferença entre as regras do ETF e os regulamentos do ETF. A comissão citou a “dificuldade de rastreamento e manipulação no mercado” de criptoativos como a principal razão para o declínio dos ETFs de criptomoedas à vista. Os fundos de câmbio que possuem futuros de criptomoedas já estão ativos no mercado, pois seus negócios estão sendo monitorados pelos reguladores.
Enquanto isso, o chefe da SEC, Gary Gensler, tem sido um grande opositor ao mercado de criptomoedas. Ele destacou que o mercado de ativos digitais não é regulamentado, gerando preocupações com manipulação e fraude. Anteriormente, a SEC deu seus passos para registrar plataformas de criptografia com a comissão.