Em um desenvolvimento significativo anunciado recentemente, uma parceria estratégica entre o Cooperative Bank of Oromia na Etiópia e a startup de finanças, InFTF, possibilitou a criação de novos casos de uso para a sidechain XRP Ledger (XRPL), Xahau.
Conforme o desenvolvedor principal do Xahau, a atuação da sidechain o Xahau vai impulsionar os serviços de remessa entre o Coopbank e o inFTF.
“O Coopbank anunciou uma parceria inovadora com a InFTF, líder global em finanças inclusivas, para lançar o primeiro serviço de remessas com tecnologia blockchain da Etiópia. Esta solução inovadora revoluciona as transferências de dinheiro entre fronteiras, oferecendo transações mais rápidas, seguras e acessíveis”, escreveu em nota oficial.
De acordo com o comunicado, o novo serviço permitirá a transferência de fundos de forma rápida e segura, com transações que serão concluídas em menos de três segundos. “Ele elimina altas taxas tradicionalmente associadas a remessas, garantindo que mais dinheiro chegue às famílias e empresas em casa. Projetada para atender comunidades carentes, esta solução de blockchain impactará significativamente a inclusão financeira, especialmente para aqueles em áreas remotas, capacitando famílias, empreendedores e pequenas empresas em toda a Etiópia”.
Deribie Asfaw, CEO do Coopbank, comentou sobre a importância da integração, afirmando que: “Esta parceria com o InFTF representa um grande passo em direção à modernização dos serviços financeiros na Etiópia. Nosso objetivo é fornecer à diáspora etíope soluções de remessa mais rápidas e acessíveis.”
Harath Chari, membro do Conselho de Administração da InFTF, explicou que a tecnologia desenvolvida pela empresa permite liquidações de transações “incrivelmente rápidas por uma fração dos custos tradicionais, construindo um ecossistema financeiro digital sustentável e acessível a todos, especialmente em regiões carentes.”
Vale lembrar que, em julho, a expansão global da criptomoeda XRP ganhou novo impulso com uma parceria estratégica entre a Xaman, uma carteira baseada na tecnologia XRPL anteriormente conhecida como Xumm, e a C14. Esta colaboração tem se mostrado um divisor de águas na facilitação do acesso a criptoativos diretamente na carteira Xaman, agora com a adição da nova funcionalidade fiat-to-crypto através do blockchain Xahau.