O governo indiano pode não apresentar um projeto de lei de criptomoeda na próxima sessão do Parlamento, informou o Economic Times na quarta-feira.
O governo quer realizar mais discussões e construir consenso sobre a estrutura regulatória para criptomoedas, a publicação transmitiu, citando funcionários do governo não identificados com conhecimento do assunto. Um alto funcionário do Ministério das Finanças disse à publicação:
O Projeto de lei regulatória não pode ser apresentada na sessão de orçamento. É um assunto complexo. Isso exigirá mais tempo.
Um projeto de lei de criptomoeda foi listado para ser considerado na sessão de inverno do parlamento, mas não foi aceito. O governo está agora supostamente reformulando o projeto de lei.
O funcionário explicou ainda à agência de notícias que o governo quer esperar por insumos técnicos do banco central, o Reserve Bank of India (RBI), após o lançamento piloto de sua moeda digital do banco central (CBDC), a rupia digital. O lançamento do piloto está previsto para os próximos meses.
O banco central da Índia recomendou uma proibição completa das criptomoedas. Em sua recente reunião do conselho de administração central, o RBI disse que uma proibição parcial não funcionará.
No início desta semana, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi pediu uma colaboração global para enfrentar os desafios trazidos pelas criptomoedas.