O governo de Hong Kong foi incentivado a emitir sua própria stablecoin, HKDG, em uma nova proposta política, de acordo com as informações divulgadas pelo Wu Blockchain, em 4 de julho. A nova stablecoin iria competir com USDT e USDC.
Conforme observou o relatório, a emissão de uma stablecoin atrelada ao dólar local pode auxiliar na solidificação da liderança de Hong Kong no setor de blockchain, podendo também ajudar a impulsionar o progresso do dólar digital de Hong Kong.
Sobre esse último ponto, com este impulso, Hong Kong poderia experimentar um aumento da eficiência das transações, redução dos custos das transações, bem como, melhora dos sistemas de pagamento utilizados no momento.
Além disso, a nova stablecoin pode aumentar também a eficiência e a inclusão do atual sistema financeiro de Hong Kong. O relatório ainda apontou outros benefícios da stablecoin do dólar de Hong Kon como: sua estabilidade, liberdade de troca, alta segurança, abertura e liquidez internacional podem suportar uma gama mais ampla de inovações financeiras.
Vale lembrar que o governo de Hong Kong anunciou recentemente a criação de uma força-tarefa web3 que visa fornecer as recomendações necessárias sobre o desenvolvimento do setor cripto na região.
“O Governo anunciou hoje (30 de junho) o estabelecimento da Força-Tarefa para a Promoção do Desenvolvimento Web3. Presidida pelo Secretário Financeiro, a Força-Tarefa é composta por 15 membros não oficiais dos setores relevantes do mercado, com a participação de importantes funcionários do governo e reguladores financeiros envolvidos. O mandato dos membros não oficiais entrará em vigor a partir de 1º de julho de 2023, por dois anos”, disse em comunicado.
O Governo destacou no documento a emissão da Declaração de Política sobre Desenvolvimento de Ativos Virtuais (VAs) em Hong Kong, em outubro de 2022, que estabeleceu a postura política e a abordagem para o setor.