O governo da Índia deve apresentar em breve um projeto de lei para regulamentação do mercado de criptomoeda no pais. Após duas sessões parlamentares entre o governo e especialistas na área, foi fortemente sugerido que uma estrutura regulatória seria introduzida no início de 2022.
A publicação da ANI relatou o painel de discussão, no qual a atual falta de regulamentação na Índia foi discutida pelo primeiro-ministro Narendra Modi, que foi posteriormente seguido na segunda-feira pelo Comitê Parlamentar Permanente de Finanças. ANI observou:
“Havia um entendimento de que a criptomoeda não pode ser interrompida, mas deve ser regulamentada… Houve um consenso de que um mecanismo regulatório deveria ser colocado em prática para regular a criptomoeda”.
O primeiro-ministro Narendra Modi teve uma reunião no sábado com altos funcionários discutindo as medidas regulatórias que precisam ser tomadas com a criptografia. De acordo com uma fonte, o projeto de lei proposto se concentraria na proteção do investidor, devido à crescente preocupação em torno da atual falta de regulamentação em meio a uma indústria de criptografia em expansão.
Isso foi seguido pela primeira discussão parlamentar da Índia sobre criptomoeda, a “Audição das opiniões de associações, especialistas do setor sobre o assunto CryptoFinance: Oportunidades e Desafios”, que ocorreu na segunda-feira, presidida por Jayant Sinha do Partido Bharatiya Janata (BJP), que observou por meio da agência de notícias PTI:
“Chamamos partes interessadas de toda a indústria, incluindo operadores das principais bolsas, membros da CII [Confederação da Indústria Indiana], bem como acadêmicos do Instituto Indiano de Gestão (IIM) Ahmedabad, que fizeram um estudo muito completo sobre criptografias financeiras. ”
Embora as discussões em torno da regulamentação das criptomoedas pareçam promissoras para a indústria, nem todos são a favor disso, e há alguma oposição de certas facções do governo. O governador do RBI, Shaktikanta Das, começou a falar sobre sua oposição às criptomoedas, por causa de sua natureza inerentemente não regulamentada. No entanto, após as reuniões e painéis de discussão realizados nos últimos dias, parece que o governo da Índia está preparado para colaborar com a indústria na estrutura regulatória que está prestes a prosseguir.