O governo chinês deu início a uma investigação envolvendo Yao Qian, um alto funcionário reconhecido por sua defesa fervorosa das tecnologias blockchain. Qian, que liderou o desenvolvimento da Moeda Digital do Banco Central da China (CBDC) e serviu como Diretor do Instituto de Pesquisa em Moeda Digital do Banco Central, está sendo investigado por supostas “graves violações da disciplina e da lei”, conforme anúncio feito pelas autoridades regulatórias.
Yao Qian desempenhou um papel crucial na implementação da campanha CBDC da China, promovendo a importância de uma moeda digital estatal já em 2017 para consolidar a dominância monetária chinesa no mercado global. A sua visão estratégica e liderança técnica foram essenciais na introdução e no avanço da moeda digital nacional.
China’s most prominent pro-blockchain official, Yao Qian, is under investigation by the Chinese government for suspected violations of law. The specific reasons are unknown. He was the creator of China’s CBDC and served as the director of the central bank’s digital currency…
— Wu Blockchain (@WuBlockchain) April 26, 2024
Antes de sua posição atual, Qian ocupou cargos significativos, como Diretor do Departamento de Supervisão de Ciência e Tecnologia e Diretor do Centro de Informações da Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China. Esses papéis sublinharam seu comprometimento com a inovação financeira e tecnológica no âmbito governamental.
A investigação está sendo conduzida pela Equipe de Inspeção e Supervisão Disciplinar da Comissão Central de Inspeção Disciplinar em conjunto com a Comissão Nacional de Supervisão e a Comissão Provincial de Guangdong para Inspeção e Supervisão Disciplinar. Apesar da gravidade das acusações, os detalhes específicos ou as motivações por trás desta ação ainda não foram claramente divulgados pelas autoridades.
Esta notícia surge em um contexto em que a China tem mantido uma postura bastante restritiva em relação às criptomoedas, culminando na proibição completa de atividades relacionadas em 2021. Essa decisão teve um impacto profundo na indústria cripto, levando ao realocamento de muitas empresas de mineração e criptomoedas para outras regiões do mundo, refletindo a mudança na geografia das operações cripto globais.