O projeto cripto Worldcoin, que tem como co-fundador o CEO da OpenAI, Sam Altman, foi suspenso no Quênia, em 2 de agosto. O anúncio sobre a suspensão foi informado através do Facebook do Ministério do Interior do Quênia em um comunicado assinado pelo Ministro Kithure Kindiki.
“O governo está preocupado com as atividades em andamento de uma organização que se autodenomina ‘WORLD COIN’, que está envolvida no registro de cidadãos por meio da coleta de dados do globo ocular/íris”, disse.
O comunicado ainda destacou a suspensão de maneira imediata do projeto cripto no país. “Portanto, o governo SUSPENDEU imediatamente as atividades de ‘WORLD COIN’ e qualquer outra entidade que possa envolver o povo do Quênia de maneira semelhante até que os órgãos públicos relevantes certifiquem a ausência de quaisquer riscos para o público em geral.”
Investigações sobre Worldcoin
Após o recente lançamento do seu token WLD, Worldcoin começou a ser investigada por autoridades do setor. Em 28 de julho, o regulador da privacidade da França, Commission nationale de l’informatique et des libertés (CNIL), destacou sua ciência sobre o projeto Worldcoin, ressaltando que sua coleta de dados biométricos “parece questionável”.
Além disso, o projeto também está sendo investigado pelo regulador de dados do Reino Unido, Information Commissioner’s Office.
O que é Worldcoin Crypto (WLD)?
O projeto Worldcoin Crypto foi fundada com o objetivo de criar uma rede financeira e de identidade inclusiva em nível global, a ser propriedade da maioria da humanidade. Caso alcance sucesso, a Worldcoin Crypto tem o potencial de aumentar significativamente as oportunidades econômicas, propor uma solução confiável para distinguir pessoas de perfis falsos online preservando a privacidade, viabilizar processos democráticos globais e apresentar um caminho potencial para um rendimento básico universal (UBI) digital.
A Worldcoin Crypto é um projeto que compreende uma rede de identidade digital (World ID) que mantém a privacidade, baseada em prova de personalidade, e onde permitido por lei, uma criptomoeda (WLD). A premissa é que todos os seres humanos sejam elegíveis para uma fração de WLD apenas por serem humanos. O projeto Worldcoin Crypto atualmente é complementado pelo World App, a primeira interface para a World ID e o Protocolo Worldcoin, desenvolvido pela equipe da Tools for Humanity (TFH).