Bitcoin, e criptomoedas em geral, é um tópico controverso há muito tempo. Existem muitas palavras para definir o que as criptomoedas fingem ser, mas não são: descentralizada, segura, justa, valiosa, estável, uma moeda, honesta, uma solução, o futuro.
Assim como muitos outros banqueiros centrais, o presidente do Banco Central da Suécia é muito cético em relação à negociação de Bitcoins.
Opinião do governador sobre o bitcoin
O governador do Sveriges Riksbank, o banco central da Suécia, questionou o poder de permanência das moedas sem o apoio do governo. Ele comparou a compra e venda de Bitcoins a selos comerciais.
Falando em uma conferência bancária em Estocolmo, o governador do Sveriges Riksbank, Stefan Ingves, argumentou: “O dinheiro privado geralmente entra em colapso mais cedo ou mais tarde”. Observando ainda, ele disse: “E com certeza, você pode ficar rico negociando bitcoin, mas é comparável ao comércio de selos”.
No início deste ano, Ingves disse que o Bitcoin e outras criptomoedas provavelmente não escaparão da supervisão regulatória à medida que sua popularidade cresce.
Apesar de sua opinião sobre as deficiências do Bitcoin como moeda, Ingves leva a sério sua reputação entre os investidores. Destacando os interesses do consumidor e a lavagem de dinheiro como sendo de particular preocupação, o banco central admitiu em junho que a criptomoeda havia se tornado “grande o suficiente” para merecer atenção especial dos reguladores, banqueiros centrais e legisladores em todo o mundo.
Criptomoedas e governadores de bancos centrais
As observações de Ingves estão de acordo com o que outros banqueiros centrais disseram sobre a criptografia. Alguns banqueiros centrais o compararam à bolha das tulipas do século 17, que terminou em colapso.
Em fevereiro, o governador do banco central da Irlanda, Gabriel Makhlouf, disse que os investidores em bitcoin deveriam estar prontos para perder todo o seu dinheiro. “Pessoalmente, eu não colocaria meu dinheiro nisso, mas é claro que algumas pessoas acham que é uma boa aposta”, disse Makhlouf. “Trezentos anos atrás, as pessoas colocavam dinheiro em tulipas porque pensavam que era um investimento.”
Da mesma forma, o governador do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, disse que as criptomoedas não têm valor intrínseco e podem cair a zero. “Me desculpe, vou dizer isso sem rodeios de novo: compre-os apenas se estiver preparado para perder todo o seu dinheiro”, disse Bailey. “Gostaria apenas de enfatizar o que disse algumas vezes nos últimos anos. Receio que não tenham valor intrínseco, ”