O Google Cloud anunciou uma parceria com a Solana para se tornar um validador da Blockchain. Um dos maiores provedores de serviços em nuvem do mundo se tornará parte integrante da rede Solana e trará a Solana para sua ampla gama de produtos e serviços.
A empresa disse que estará executando um validador Solana de produção de blocos que permitirá participar e validar a rede Solana. O suporte para Solana será lançado no primeiro trimestre de 2023, de acordo com Nalin Mittal, líder web3 do Google Cloud, falando no Breakpoint, Lisboa.
Now that we got your attention… check this out: Google Cloud is running a block-producing @solana validator to participate in and validate the network.
— Google Cloud (@googlecloud) November 5, 2022
Além de se tornar um validador, o Google Cloud também vem trabalhando com Solana para trazer seu Blockchain Node Engine para o ecossistema Solana. O Blockchain Node Engine é o serviço de hospedagem de nós totalmente gerenciado do Google Cloud que reduz a necessidade de operações complexas de nós. Oferecendo hospedagem de nós pronta para uso, o serviço era anteriormente focado apenas no Ethereum e em seu crescente ecossistema de desenvolvedores.
A adição de Solana ao Blockchain Node Engine reduzirá drasticamente o tempo necessário para executar um nó Solana e torná-lo acessível a mais usuários.
A empresa também observou que está atualmente trabalhando na indexação de dados da rede Solana e em trazê-los para o BigQuery. O data warehouse do Google Cloud permite que o enorme banco de dados do blockchain Solana seja consultado de forma rápida e eficiente usando o poder de processamento da enorme infraestrutura do Google.
O SOL nativo de Solana saltou mais de 13% com as notícias perto de US$ 39, desencadeando uma corrida que poderia continuar ao longo do dia. No momento desta publicação, o SOL estava sendo negociado perto da zona de US$ 36.