Recentemente, um golpe de troca de chip de celular tem feito grandes vítimas, atingindo personalidades de renome no cenário das criptos.
Mira Murati, CTO da renomada OpenAI, e Daniel Alegre, o influente CEO da Bored Ape, fazem parte da lista de 54 vítimas desse golpe. Juntos, os afetados sofreram um prejuízo estimado em mais de US$ 13 milhões. O responsável por conectar os pontos deste esquema foi o detetive das criptomoedas, conhecido pelo pseudônimo ZachXBT.
Over the past four months $13.3M+ has been stolen as a result of 54 SIM swaps targeting people in the crypto space.
When an account is compromised scammers attempt to create a sense of urgency with a fake claim to drain your assets.
Never use SMS 2FA and instead use an… pic.twitter.com/Fu1C3syQJE
— ZachXBT (@zachxbt) August 23, 2023
Para os menos familiarizados com o método, na troca de chip, os criminosos manipulam a operadora de telefonia para transferir o número da vítima para um chip sob seu controle. Uma vez que isso aconteça, todas as contas associadas ao número de telefone ficam vulneráveis.
A Stellar Development Foundation, Bryan Pellegrino, CEO da LayerZero, e Garry Tan, da Y Combinator, são apenas alguns dos grandes nomes que sentiram na pele os prejuízos desta prática em ascensão. E, não para por aí! Na semana passada, Bart Stephens, fundador da Blockchain Capital e investidor da Coinbase, Kraken e Worldcoin, foi ao tribunal após perder US$ 6,3 milhões, vítima desse mesmo golpe. No dia que antecedeu o ataque, um hacker alegou ter a capacidade de “hackear remotamente qualquer número nos EUA”, conforme citado pela Forbes.
A preocupação reside não apenas no valor monetário roubado, mas também na segurança falha das operadoras de telefonia. ZachXBT é enfático ao mencionar que empresas como T-Mobile, Verizon e AT&T precisam aprimorar suas medidas de proteção. Enquanto essa mudança não vem, a recomendação é que os usuários adotem aplicativos autenticadores ou carteiras de hardware, reduzindo a dependência da autenticação via número de telefone.