O renomado banco de investimentos Goldman Sachs, através do seu chefe de ativos digitais, Matthew McDermott, projeta um cenário promissor para o mercado de criptomoedas em 2024. A previsão baseia-se na crescente adoção institucional e na maturação da regulamentação dos blockchains.
McDermott destaca que empresas que já experimentaram a eficiência da tecnologia blockchain estão se expandindo para capitalizar ao máximo as oportunidades comerciais. Esse desenvolvimento coincide com a expectativa crescente em torno de um fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin.
Segundo McDermott, a adoção de blockchains em larga escala é crucial para que seus impactos positivos nas empresas sejam plenamente realizados. Ele acredita que um renovado interesse dos bancos na tecnologia pode aumentar significativamente a liquidez nos mercados de ativos tokenizados.
McDermott expressa otimismo quanto ao futuro dos ativos digitais, enfatizando que as ineficiências presentes nos sistemas financeiros tradicionais, devido à sua antiguidade, podem ser superadas com a adoção do blockchain. Ele prevê que ativos tradicionais serão tokenizados antes dos mais exóticos, o que beneficiará principalmente os ativos menos comuns em termos de liquidez, visibilidade de preços, e transparência.
“Quando você olha para a mobilidade colateral, ainda há muitas ineficiências que são uma função de sistemas com muitas décadas de idade – quando você realmente começar a ver as pessoas adotando a tecnologia, elas reconhecerão que não apenas você pode ver um proposta comercial no futuro, você pode realmente ver isso hoje.” Matthew McDermott.
No contexto dos ETFs de Bitcoin, McDermott argumenta que sua aprovação atrairá investimentos de fundos de pensão e seguradoras, o que, por sua vez, melhorará a liquidez geral do Bitcoin. A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) tem até 10 de janeiro de 2024 para decidir sobre um pedido de ETF da ARK Invest, e analistas preveem que a SEC possa aprovar todos os treze pedidos, garantindo uma concorrência leal. McDermott, no entanto, ressalta que os ETFs de Bitcoin podem não ter um crescimento imediato após a aprovação, mas sim ganharão força gradualmente ao longo do ano.
O analista de ETF da Bloomberg, Eric Balchunas, prevê que muitas empresas ajustarão seus registros S-1 junto à SEC apenas mais próximo do prazo estabelecido pela ARK.
Happy S-1 Amendment Deadline Day to all (the maniacs) who celebrate.. unfort today may not tell us who is officially in the Cointucky Derby yet as most S-1s prob have blank space where AP name should go. Need those to declare horse qualified. Could see some today, but guessing… pic.twitter.com/o830GFqQvP
— Eric Balchunas (@EricBalchunas) December 29, 2023