O Goldman Sachs, um dos mais tradicionais bancos de Wall Streer, anunciou que seu primeiro empréstimo lastreado em Bitcoin foi destinado à Coinbase. Essa foi a única informação dada, sem dar os valores negociados e quaisquer outros detalhes sobre o negócio.
Embora os empréstimos garantidos por Bitcoin não sejam incomuns para empresas de criptomoedas e protocolos descentralizados que usam “Bitcoin atrelado” para aplicativos baseados em Ethereum, este negócio em especial chama atenção pois o Goldman Sachs pode sinalizar que esse empréstimo para a Coinbase indicará que Wall Street está em transição para abraçar a classe de criptoativos.
Em uma fala à Bloomberg, Brett Tejpaul, chefe da Coinbase Institutional, revelou que a parceria é o primeiro passo para reconhecer a criptomoeda como garantia que aprofunda a ponte entre as economias tradicionais e cripto.
Ao colocar o Bitcoin como garantia, a taxa de empréstimo ao valor geralmente permanece entre 40% e 60%, de acordo com Matthew Ballensweig, diretor administrativo e chefe de negociação e empréstimos da corretora de criptomoedas Genesis. Por exemplo, para 100 dólares tomados como um empréstimo, é necessário que haja cerca de US$ 167 a US$ 250 em bitcoin bloqueado como garantia do credor.
Exceto o Goldman Sachs, bancos de pequeno porte amigáveis às criptomoedas, como Silvergate Bank e Signature Bank, já ofereceram empréstimos garantidos por criptomoedas a clientes, incluindo a corretora de criptomoedas supracitada Genesis.
No último relatório da empresa de serviços financeiros institucionais da Arca, sugeriu que o experimento ousado da Goldman Sachs, foi incentivado pela crescente demanda por criptomoedas, e é um teste antes de “fazer um estouro maior”.
A iniciativa do Goldman Sachs com as criptomoedas se intensificou desde 2021, com o banco anunciando mais e mais planos para adicionar os tokens em sua lista de serviço, como a oferta de opções OTC Ethereum no mês passado. Analistas do banco ainda citaram o próximo passo do ethereum é a atualização para a prova de participação como o principal catalisador para um novo impulso positivo.