O Goldman Sachs, grupo financeiro multinacional, afirmou em um relatório divulgado na última terça-feira (14) que a tecnologia blockchain é fundamental para o desenvolvimento do metaverso e da Web3.
A financeira vê com bons olhos a tecnologia, principalmente por Rod Hall, analista sênior de ações para Hadware e Tecnologia de Comunicações, do setor de Pesquisa de Investimento Global da Goldman Sachs, apontando que a tecnologia blockchain será uma das tendências tecnológicas mais disruptivas desde a criação da internet.
No relatório, há a estimativa que para a Web3, o blockchain permita a eliminação parcial do controle centralizado, e que no futuro, os usuários poderão fazer login sem a necessidade de terceiros, como Meta, Google ou Apple.
Os analistas do Goldman acreditam ainda que a criptomoeda é apenas o começo para o blockchain, que vem numa expansão maciça no setor bancário desde 2017, se espalhando por aplicativos mais distribuídos em vários setores verticais, como comunicação, mídia e manufatura.
“As implicações de investimento são difíceis de prever neste momento, mas as empresas que dependem do controle centralizado da identidade do usuário provavelmente terão seus modelos de negócios desafiados pela adoção do blockchain”, estima o relatório