O gigante financeiro HSBC saiu na frente e anunciou que está tokenizando ouro para investidores em Hong Kong, que foi intitulado como “HSBC Gold Token”, de acordo com informações divulgadas pelo Coindesk, em 27 de março. Com isso, o HSBC é o primeiro banco que criou um ativo do mundo real baseado em blockchain que é destinado ao mercado de varejo.
De acordo com a publicação, em um comunicado, o banco informou que o HSBC Gold Token está disponível por meio do HSBC Online Banking e do HSBC HK Mobile App. A instituição bancária explicou que o HSBC Gold Token é cunhado na Orion do banco, uma plataforma de ativos digitais.
Vale lembrar que, em novembro, o gigante financeiro, em parceria com a Metaco, anunciou a oferta de ouro tokenizado que estava nos planos que faziam parte da nova plataforma de custódia de ativos digitais da instituição bancária.
HSBC oferta custódia de títulos tokenizados para instituições
O gigante bancário HSBC anunciou, no ano passado, seus planos para oferecer um serviço de custódia de ativos digitais para clientes institucionais. O foco da instituição bancária será títulos tokenizados. Para oferecer o serviço, o HSBC atuará em conjunto com a Metaco, que é de propriedade da Ripple. As informações foram publicadas pelo Coindesk, em 8 de novembro.
De acordo com a publicação, o banco informou que, quando entrar em operação no próximo ano, o serviço de custódia vai complementar o HSBC Orion. John O’Neill, chefe global de estratégia de ativos digitais, mercados e serviços de valores mobiliários do HSBC destacou a complementação dos serviços em um comunicado.
O serviço “complementará o HSBC Orion, nossa plataforma para emissão de ativos digitais, bem como nosso recente lançamento de ouro físico tokenizado”, disse. “Esses serviços ressaltam o compromisso do HSBC com o desenvolvimento geral dos mercados de ativos digitais”, complementou.