A gigante imobiliária dos Emirados, Damac Properties, anunciou na quarta-feira que está adicionando Bitcoin e Ethereum, as duas principais criptomoedas, como novas opções de pagamento, relata o Khaleej Times.Ali Sajwani, gerente geral da Damac, diz que a empresa com sede em Dubai adotou a criptomoeda como parte de seu esforço de transformação digital.Além disso, a empresa investirá cerca de 367 milhões de dirhams dos Emirados Árabes Unidos (US$ 100 milhões) em seu novo projeto Metaverse , que pretende construir cidades virtuais.
A Damac, que foi fundada em 2002, está presente em vários países, incluindo Reino Unido, Catar, Arábia Saudita e Omã. A empresa registrou 3 bilhões de dirhams dos Emirados Árabes Unidos (US$ 816,8 milhões) em receitas no ano passado, mas continua lutando para alcançar lucratividade. Em novembro, foi adquirida pela Maple Invest Co Limited, do bilionário Hussain Sajwani, de Dubai. No mês passado, foi convertido em uma empresa privada após a aprovação regulatória. Ramificar-se para a propriedade digital poderia salvar os resultados da empresa.
Dubai está se transformando rapidamente em um dos principais centros de criptomoedas do mundo por causa de um regime regulatório personalizado.A Binance , a maior exchange de criptomoedas do mundo, abriu recentemente mais de 100 empregos nos Emirados Árabes Unidos depois de adquirir uma licença de moeda virtual altamente cobiçada.A FTX e outros concorrentes também decidiram se estabelecer no estado do Golfo.
A ofensiva de charme criptográfico de Dubai ocorre em meio ao crescente escrutínio de órgãos de vigilância internacionais. A Força-Tarefa de Ação Financeira (GAFI), uma organização intergovernamental com sede em Paris projetada para combater a lavagem de dinheiro, os Emirados Árabes Unidos foram colocados na lista “cinza” devido a “deficiências estratégicas” no combate aos fluxos de caixa estratégicos. O GAFI deu um golpe na competitividade econômica do país.