Em um desenvolvimento bastante significativo para o setor financeiro e para a indústria de criptomoedas, gigante bancário da Suíça, Zürcher Kantonalbank (ZKB), lançou a negociação de Bitcoin (BTC). O ZKB é o quarto maior banco do país.
Recentemente, o banco começou a ofertar aos clientes seus serviços de custódia e negociação de Bitcoin e criptomoedas. O gigante bancário é responsável por gerir mais de US$ 290 bilhões em ativos sob gestão, fornecendo seus serviços para clientes de varejo, corporativos e institucionais.
Em junho, o Zürcher Kantonalbank (ZKB) revelou que estava prestes a lançar serviços de negociação para as principais criptomoedas, Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH), como foi observado no aplicativo móvel do banco, onde essas criptos já aparecem listadas na seção de negociação como os únicos “ativos digitais”. Na época, apesar de ainda não estarem disponível para transações, a inclusão desses ativos sugeria uma iminente expansão de serviços.
No desenvolvimento mais recente, a instituição bancária agora permite que seus clientes possam negociar e manter Bitcoin e criptomoedas através de seu aplicativo móvel, banco on-line, bem como, canais tradicionais.
Em uma parceria estratégica, o Zürcher Kantonalbank se uniu com a Crypto Finance AG, da Deutsche Börse, visando a oferta de serviços de corretagem, além de também ter desenvolvido sua própria solução de custódia.
Notavelmente, a recente medida adotada pelo gigante bancário é destacada por um movimento diante da abertura da Suíça ao Bitcoin, além de representar um marco importante para a instituição, consolidando o banco como uma das maiores instituições financeiras tradicionais que adotou a criptomoeda rei, o Bitcoin.
Vale lembrar que o movimento da ZKB segue a tendência observada em outras instituições cantonais. Em outubro de 2023, a Cantonal Bank of Zug tornou-se pioneira entre os bancos estaduais suíços ao oferecer acesso direto a seis criptomoedas diferentes, um lançamento que foi bem recebido pelos clientes,