Mais um gestor de ativos entrou na briga por um ETF de Bitcoin à vista. A gigante do mercado financeiro, Franklin Templeton realizou a solicitação recentemente à Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA de um ETF de BTC spot.
Conforme um formulário datado de 12 de setembro, os ativos, com nome de Franklin Bitcoin ETF, incluem principalmente Bitcoin que está mantido sob custódia pela Coinbase Custody Trust Company.
Em caso de aprovação da SEC, a listagem e negociação das ações ocorrerão na Cboe BZX Exchange. Ainda de acordo com as informações contidas no documento, no tocante ao preço do bitcoin, o texto destaca a utilização da Taxa de Referência CF Bitcoin da CME.
Embora o mercado de criptomoedas aguarde ansiosamente a aprovação do primeiro ETF cripto, o regulador responsável por este movimento ainda não aprovou um.
Vale lembrar que a indústria cripto presenciou um verdadeiro rali de ETFs Bitcoin em 2023. WisdomTree e Invesco, duas importantes gestoras de ativos dos EUA, entraram na corrida do Bitcoin ETF (Exchange-Traded Funds), seguindo os passos da gigante global de investimentos BlackRock, que desencadeou o interesse de outras gigantes do setor.
Ex-presidente da SEC reforça aprovação do ETF Bitcoin
Na agitada corrida dos ETFs Bitcoin Spot, uma figura de destaque reforçou um sentimento crescente no mercado de criptomoedas: a inevitabilidade da aprovação. Jay Clayton, ex-presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), não apenas vê com otimismo a aprovação de tais fundos, como também destacou a crescente demanda dos investidores de varejo.
Apesar da SEC adotar uma abordagem de cautela – causando atrasos constantes em propostas de empresas como BlackRock, WisdomTree e Ark Invest – a confiança de Clayton permanece inabalável. Para ele, a chegada de um ETF Bitcoin Spot no mercado é mais uma questão de “quando” do que “se”.
“O Bitcoin claramente não é um título”, afirma Clayton. Essa distinção é mais do que uma simples categorização. Se títulos são regidos sob a supervisão da SEC, a natureza descentralizada do Bitcoin destaca sua unicidade. É um ativo que desperta o interesse de investidores varejistas que desejam explorar essa nova categoria de investimento.