Apesar de um inverno frio de criptomoedas se aproximando, as cúpulas globais na Web3 continuam atraindo multidões de visitantes. A confiança na Web3 parece ser mantida apesar do mercado em baixa. Então, a Web3 é mais do que apenas uma ideia de tendência? Talvez sim, talvez não.
Em maio passado, o Google respondeu à crescente necessidade de serviços que suportem desenvolvedores Web3, formando uma nova equipe dentro de seu braço de computação em nuvem para atender à demanda. Além disso, várias grandes exchanges de criptomoedas e empresas de capital de risco estão buscando tecnologias Web3. Por exemplo, a Gate.io, uma das 5 principais exchanges de criptomoedas, está estabelecendo um fundo Web3 dedicado, com o objetivo de compartilhar o sucesso da plataforma no espaço de ativos digitais com inovadores que buscam construir o futuro da internet.
Então, por que tantas empresas, startups e desenvolvedores estão focando na Web3? Vamos dar uma olhada no que ele tem a oferecer.
Dando poder ao povo
Web3 refere-se à próxima iteração da web. Simplificando, Web3 é a internet com tecnologias blockchain descentralizadas em seu núcleo. Os dados do usuário não serão mais controlados por entidades centralizadas. Em vez disso, os usuários serão proprietários de seus dados e decidirão seu uso de acordo com seus termos. Além disso, os criadores de conteúdo podem possuir o que criam, e os usuários podem governar a web de forma transparente e realizar transações financeiras livremente, sem intermediários.
Colocar o poder de volta nas mãos dos usuários é uma perspectiva muito promissora. Isso atrai tanto usuários cansados do status quo da Web2 quanto desenvolvedores que visam construir um mundo digital melhor adaptado para muitos e não para poucos. No entanto, as startups da Web3 enfrentam desafios para transformar ideias de próxima geração em realidade. Eles estão competindo com gigantes da tecnologia e devem integrar a tecnologia Web3 inicial em uma internet construída para Web2. A Gate.io reconhece esses desafios e as promessas do futuro da web, oferecendo oportunidades para que os construtores da Web3 alcancem todo o seu potencial por meio de vários canais de inicialização.
Construindo ecossistemas criptomoedas durante o bear market
Gate.io parece ter se preparado para ser um cultivador e construtor da Web3 muito antes de ser um tema quente, acreditando em um mundo digital mais justo e aberto. Ao longo de 2021, a Gate.io colocou em movimento várias iniciativas para acelerar o desenvolvimento de blockchain, criando caminhos para projetos promissores da Web3 para obter financiamento crítico, suporte de recursos e oportunidades de listagem.
O Gate Grants é um canal que acelera as startups da Web3 por meio de financiamento, mas o programa vai além do apoio monetário. Os destinatários são expostos aos recursos operacionais, técnicos e de marketing do Gate.io. Além disso, um ecossistema DeFi abrangente, construído sobre o blockchain GateChain, fornece aos desenvolvedores uma cadeia segura e de ponta para construir. A combinação de experiência líder do setor suportada por um ambiente blockchain adaptado para desenvolvedores é uma placa de Petri para a inovação. No entanto, as primeiras startups ainda enfrentam desafios no mercado de criptomoedas.
A capacidade de um projeto de inovar e construir no espaço criptográfico depende muito do sucesso no mercado criptográfico. Infelizmente, a saturação excessiva do mercado pode ser uma barreira para os projetos decolarem. A Gate.io lançou seu programa de incubadora de startups, Gate Labs, para resolver isso, concentrando-se em conectar projetos com traders em todo o mundo. O programa fornece mais financiamento e oferece uma rampa acelerada para listagem no Gate.io, expondo projetos a milhões de investidores em todo o mundo. Como uma das principais exchanges com milhões de usuários, as listagens ajudam a consolidar projetos no mercado.
A Gate.io enfatiza fortemente seu rigoroso processo de avaliação e seleção em todos os seus canais de inicialização. Os projetos em potencial são submetidos a um processo de revisão rigoroso para avaliar a confiabilidade, a viabilidade e os principais desafios de desenvolvimento, sendo selecionados apenas os projetos da mais alta qualidade. A Gate.io está empenhada em apoiar projetos de alta qualidade que levem a Web3 ao próximo estágio.
Semeadura discreta em antecipação para a primavera
Ampliando seus esforços para além de startups menores, no quarto trimestre de 2021, a Gate.io lançou seu fundo de capital de risco de US$ 100 milhões, Gate Ventures, elevando o nível de injeção de capital em soluções inovadoras de camada 1, camada 2 e cross-chain, muitas das quais que estão forjando o estágio inicial da Web3. O fundo estende o suporte de recursos fornecido pelos canais de inicialização mencionados anteriormente, mas em uma escala muito maior, com investimentos que chegam a vários milhões.
No início deste ano, a Gate Ventures participou de uma rodada inicial de US$ 6,5 milhões para a SOMA.finance, uma plataforma híbrida de troca e emissão descentralizada de vários ativos apoiada por uma licença aprovada pela SEC e FINRA, a primeira para o espaço descentralizado. O fundo está envolvido com várias outras tecnologias que estão expandindo o domínio da Web3, como a Subspace Network, um facilitador de aplicativos blockchain e Web3 que visa o trilema blockchain, oferecendo soluções escaláveis e rápidas para dapps de várias cadeias sem comprometer a segurança ou a descentralização. Outros investimentos Web3 da Gate Ventures incluem WOO Network, Pyth Network, 1inch, ssv.network, Perion e Oasys, que estão construindo soluções inovadoras para a infraestrutura de Web3, GameFi, MetaVerse, DeFi e muito mais.
O portfólio interconectado de ecossistemas da Gate.io está começando a tomar forma, com o objetivo de acelerar blockchain, finanças e a web em um caminho melhor. Embora o mercado esteja em uma forte tendência de baixa, o valor da Web3 continua sendo um farol de esperança para o futuro da indústria de blockchain, com desenvolvedores se reunindo para inovar e iterar uma internet antiquada que precisa de todo o suporte possível. Seja a Web3 apenas uma tendência ou a próxima iteração da web, esses investimentos e iniciativas estão destinados a acelerar a inovação e contribuir para um futuro mais descentralizado, equitativo e livre.