No cenário das criptomoedas nos estados unidos, uma questão persistente tem capturado a atenção de investidores e entusiastas: o Ethereum é considerado um security ou título pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC)? O presidente da SEC, Gary Gensler, recentemente abordou essa indagação, mas optou por manter uma postura evasiva.
Durante uma entrevista na Bloomberg TV, Gensler foi instigado a esclarecer se a SEC enxerga o Ethereum, uma das criptomoedas líderes do mercado, como uma segurança. Sua resposta foi de adiar qualquer veredito sobre o assunto. Em relação a esses tokens criptos, depende dos fatos e circunstâncias se o público investidor está esperando lucros com base nos esforços de terceiros,” ele explicou, reiterando que a SEC não comentaria sobre casos específicos.
A posição da SEC ganha relevância diante do crescente interesse por um ETF de Ethereum nos Estados Unidos. Recentemente, a decisão sobre a aprovação do iShares Ethereum Trust, proposto pela gigante de investimentos BlackRock, foi adiada, seguindo o mesmo destino de aplicações anteriores de empresas como Fidelity, Invesco e Galaxy Digital. Segundo James Seyffart, analista de ETF da Bloomberg, espera-se que a SEC continue adiando estas decisões até uma data limite em maio.
Esta abordagem cautelosa não é nova para a SEC, que já mostrou hesitação ao aprovar ETFs de Bitcoin, apesar de ter aprovado alguns após ordens judiciais que exigiam revisão de certos pedidos. Gensler enfatizou que a aprovação de ETFs de Bitcoin não indica uma disposição para aprovar ativos criptográficos de forma geral, alertando os investidores sobre os riscos associados.
Gensler também discutiu a natureza especulativa das criptomoedas, questionando o valor intrínseco e o uso de milhares de tokens disponíveis no mercado. Ele sugeriu que alguns desses tokens poderiam ser classificados como títulos, dependendo da expectativa de lucro dos investidores com base no esforço de empreendedores.
Antes de se juntar à SEC, Gensler havia comentado que o Ethereum não era visto como uma segurança pela SEC, referindo-se a um discurso de 2018 do então Diretor de Finanças Corporativas da SEC, William Hinman. Hinman havia mencionado que o Ethereum era “suficientemente descentralizado” para não ser considerado uma segurança naquela época.