À medida que aumentam os temores sobre as recentes ações da Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos no setor de criptomoedas, o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, tentou deixar a comunidade à vontade, chamando a atenção para os esforços regulatórios positivos em outros países.
De fato, Garlinghouse descreveu como ‘energizando’ o número de desenvolvimentos regulatórios globais positivos no mundo apenas nas últimas semanas, diante da ofensiva que o mercado de criptomoedas está enfrentando atualmente nos EUA, de acordo com seu tópico no Twitter de 9 de fevereiro.
Afastando-se por um momento do que está acontecendo nos EUA – apenas nas últimas semanas, o número de desenvolvimentos regulatórios globais positivos (ou pelo menos direcionados na direção da CLARIDADE) é energizante!
— Brad Garlinghouse (@bgarlinghouse) February 9, 2023
Regulação de cripto ao redor do mundo
Especificamente, o CEO da Ripple começou com o exemplo de Dubai, que “acabou de publicar um extenso conjunto de livros de regras agnósticos em tecnologia para participantes do mercado criptográfico, cobrindo padrões de conformidade, publicidade, emissão e muito mais, (…) continuando sua história de sendo tecnologicamente avançado.”
Além disso, ele também destacou o fato de que o Tesouro da Austrália estava buscando maneiras de reformar o licenciamento e a custódia de criptomoedas e melhorar a proteção do consumidor, pois emitiu uma consulta de mapeamento de token e instou o público a fornecer feedback antes de atualizar as estruturas existentes.
Quanto ao Reino Unido, Garlinghouses enfatizou a publicação de uma nova consulta por seu ministério das finanças, que “reflete a intenção do governo de estabelecer uma estrutura proporcional e clara que permita às empresas inovar mantendo a estabilidade financeira ”.
Ao mesmo tempo, ele chamou a atenção para os esforços da Comissão de Serviços Financeiros da Coreia do Sul, que publicou recentemente diretrizes descrevendo “o que seria considerado um token de segurança versus um token de pagamento e como eles são regidos separadamente”.
Por fim, do outro lado do mundo, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, assinou recentemente um novo marco legislativo que legaliza o uso de criptomoedas como forma de pagamento no país, embora ainda não torne as criptomoedas de curso legal.
Já em El Slvador, caminha para se tornar pioneiro em regulamentação do mercado cripto ao aprovar sua lei de títulos digitais. Isso permitirá a emissão de títulos Bitcoin .
Uma coisa em comum para todos esses países e seus reguladores, disse Garlingouse, é o fato de que eles estão “fornecendo liderança e fazendo o trabalho que estamos perdendo desesperadamente nos EUA – sem surpresa, é aqui que empresas como a Ripple estão crescendo!”