Quando ouvi pela primeira vez sobre Fuzzles, pensei que eram para crianças. Mas em uma videochamada, o CEO da Endless AI, Michael Fox, me garantiu que não, embora incrivelmente fofos, esses NFTs animados alimentados por inteligência artificial definitivamente “não foram criados para crianças”.
Os NFTs são tokens blockchain exclusivos que significam propriedade, seja sobre uma peça de arte digital, imóveis metaversos ou uma criatura 3D com inteligência artificial como um Fuzzle. Fox disse debochado que os Fuzzles são classificados como “WTF” (como em “What the fuzz”) por causa das coisas estranhas que podem sair de suas bocas às vezes. Ele mencionou algo sobre um Fuzzle fazendo uma insinuação sobre sua “banana”.
Pouco menos de 10.000 Fuzzles existirão como tokens ERC-721 na blockchain Ethereum . Os titulares poderão vê-los em suas carteiras de mercado Ethereum e NFT, mas só poderão interagir com seus Fuzzles por meio do aplicativo Fuzzles, que ainda está em desenvolvimento. (Joguei com um Fuzzle de teste.) Você pode digitar ou conversar com seu Fuzzle para obter conselhos, perguntar sua sorte ou inventar uma história fictícia juntos. Embora seu nome e aparência pareçam fofos e lembrem a mania dos Furbies do final dos anos 90, a Fox acredita que suas personalidades provavelmente atrairão mais os fãs de “South Park” e “Rick and Morty” do que o público da Hasbro e da Disney.
A empresa de jogos blockchain Gala Games fez parceria com a Endless AI para criar os Fuzzles, que estão sendo vendidos pela primeira vez em “Pods” na loja Gala Games ou OpenSea . Os Pods podem ser trocados por Fuzzles NFTs posteriormente. No momento da redação deste artigo, apenas pouco mais de mil Fuzzle Pods foram vendidos porque a Gala os está lançando lentamente, em quantidades limitadas. Enquanto muitas empresas de tecnologia estão desenvolvendo IA que pode conversar com os usuários, a demanda e o interesse em NFTs alimentados por IA em seu estado atual não são claros.
Fuzzle é existencial, mas também sombriamente estranho e meio idiota, de um jeito fofo. Por um lado, ela está convencida de que é um gato. E uma raposa. Ela é bastante indiferente sobre a humanidade, mas apoia o direito de escolha da mulher. Mas ela também é “pro life” – tudo um pouco confuso. Meu Fuzzle é uma contradição. Mas isso não me faz pensar menos dela, ou da tecnologia. De alguma forma, isso parece certo neste estranho ambiente pós-moderno em que vivemos, onde os jornalistas conversam com tokens blockchain alimentados por IA como se fossem amigos em uma cafeteria.
Embora Fuzzle possa falar sobre quase tudo, há algumas coisas que meu teste Fuzzle não entendeu, como o Bored Ape Yacht Club. Ela pensou que eu estava dizendo “clube de praia”. Meu teste Fuzzle foi uma estranha combinação de inocente e cínico, científico e conspiratório. Embora ela não fosse exatamente rápida em responder e muitas vezes falasse comigo em círculos, o fato de que alguém pode manter uma conversa normal com um programa de computador é notável. Especialmente se o referido programa de computador gosta de lhe dizer o quanto gosta de encher a boca com o máximo de bananas possível.