Erroneamente, a Binance chegou a manter garantias para algumas criptomoedas cuja emissão acontece na mesma carteira que os fundos dos seus clientes, conforme informações de porta-voz não identificado da bolsa à Bloomberg.
De acordo com a publicação, são emitidos pela exchange 94 tokens Binance-peg (B-Tokens) e quase metade das reservas ficam na Binance 8, uma carteira fria.
Foram registrados mais tokens na carteira do que a quantidade necessária para o número de B-Tokens emitidos. A reportagem apurou que os tokens devem ser lastreados 1:1 e o valor acima é o indício da mistura da garantia com os tokens dos clientes.
“Os ativos de garantia foram movidos anteriormente para esta carteira por engano e referenciados de acordo na página de prova de garantia do B-Token ”, afirmou o porta-voz da bolsa à Bloomberg.
“A Binance está ciente desse erro e está transferindo esses ativos para carteiras de garantia dedicadas.” Os ativos que foram mantidos “foram e continuam sendo garantidos 1:1”, complementou.
Vale lembrar que, em 7 de dezembro, após uma verificação de prova de reservas e prova de responsabilidades, uma auditoria da Mazars revelou que as reservas de bitcoin da Binance são totalmente garantidas. De acordo com a apuração, a exchange cripto tem 101% de garantia.
Os ativos dentro do escopo são: BTC, BTCB e BBTC em Bitcoin, Ethereum, BNB Chain e Binance Smart Chain. “No momento da avaliação, a Mazars observou que os ativos dentro do escopo controlados pela Binance excediam 100% de suas responsabilidades totais da plataforma”.