Em um novo comunicado, a Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos fez recentemente acusações contra o esquema HyperFund de US$ 1,7 bilhão. As acusações do regulador são por fraude e oferta de títulos não registrados.
Em 29 de janeiro, a SEC acusou Xue Lee (também conhecido como Sam Lee) e Brenda Chunga (também conhecida como Bitcoin Beautee) por envolvimento em um suposto esquema fraudulento de pirâmide de ativos criptos conhecido como “HyperFund”, que arrecadou mais de US$ 1,7 bilhão de investidores em todo o mundo.
De acordo com a denúncia da SEC, de junho de 2020 até o início de 2022, Lee e Chunga promoveram pacotes de “associação” do HyperFund, que “alegavam garantir altos retornos aos investidores, inclusive das supostas operações de mineração de ativos criptográficos do HyperFund e associações com uma empresa Fortune 500. No entanto, como alega a denúncia, Lee e Chunga sabiam ou foram imprudentes em não saber que o HyperFund era um esquema de pirâmide e não tinha nenhuma fonte real de receita além dos fundos recebidos de investidores. Em 2022, o esquema HyperFund entrou em colapso e os investidores não puderam mais fazer saques”.
“Conforme alegado em nossa reclamação, Lee e Chunga atraíram investidores com o fascínio dos lucros da mineração de ativos criptográficos, mas a única coisa que o HyperFund explorou foram os bolsos de seus investidores”, disse Gurbir S. Grewal, Diretor da Divisão de Execução da SEC. “Este caso ilustra mais uma vez como o descumprimento no espaço criptográfico facilita esquemas onde os promotores capitalizam a promessa de dinheiro fácil, sem fornecer as divulgações detalhadas de proteção ao investidor exigidas pelas disposições de registro das leis federais de valores mobiliários.”
A denúncia do regulador, apresentada no tribunal distrital federal no distrito de Maryland, acusou Lee e Chunga de violarem as disposições antifraude e de registro das leis federais de valores mobiliários.
“A reclamação busca medida cautelar permanente, liminares baseadas em conduta que impedem os réus de participar de marketing multinível ou ofertas de ativos criptográficos, restituição de ganhos ilícitos, juros de pré-julgamento e penalidades civis. Chunga concordou em liquidar as acusações, em ser permanentemente afastado de futuras violações das disposições cobradas e em certas outras atividades, e em pagar restituição e penalidades civis em valores a serem determinados pelo tribunal em uma data futura. O acordo está sujeito à aprovação judicial. As acusações contra Lee serão litigadas”, explicou a SEC.