Os cofundadores da Solana Labs, Anatoly Yakovenko e Raj Gokal, comentaram em entrevista com a Blockworks sobre o atual momento para a blockhain após o colapso da bolsa centralizada FTX. A SOL foi diretamente afetada com a implosão da FTX e da Alameda Research.
Entre altos e baixos no mercado de criptomoedas, Gokal afirmou que a situação pode ser comparada com uma montanha-russa de um mês.
“Tem sido uma montanha-russa de um mês. Para o ecossistema Solana, ter uma forte demonstração de apoio pessoal e coesão logo antes do colapso do FTX foi um grande contraste. Acho que os exemplos mais agudos são as equipes que tinham seu tesouro, ou parte de seu tesouro, no FTX, que acho que é um problema que existe em toda a indústria de criptomoedas. Em Solana, vimos uma porcentagem de um dígito de equipes com esse impacto, e o papel da fundação com essas equipes era apenas conectá-las aos investidores. Recebemos uma grande quantidade de apoio dos tradicionais [capitalistas de risco] e daqueles que estiveram à margem procurando um ponto de entrada para cripto”.
Para Gokal, a situação trouxe lado positivo com a continuidade da rede funcionando: “Tivemos muitas liquidações, volatilidade recorde, os volumes para DeFi eram 6x do que eram antes do colapso do FTX e não houve interrupções e nem degradação de desempenho”.
Integração com Stripe
Ainda durante a entrevista, o Anatoly Yakovenko ressaltou sua visão para o futuro e comentou sobre a integração com a empresa de tecnologia de pagamentos Stripe.
“A Stripe anunciou recentemente sua integração com Solana, e sei que muitas dessas empresas veem criptomoedas como parte integrante de seu futuro. Estas são grandes empresas com milhões de usuários. E isso vai continuar acontecendo. Mais e mais pessoas vão entender a autoproteção e aprender o que isso significa – elas vão saber o que significa realmente usar cripto. Essa ferramenta poderosa vai continuar crescendo, assim como a internet.
Esse é o futuro que estamos construindo. Isso é um pontinho, é uma droga, mas no final – quatro ou cinco anos depois – quase ninguém vai se lembrar disso”.
Vale lembrar que, na semana passada, uma análise da empresa de pesquisa institucional Delphi Digital, destacou que a Solana se tornou o segundo ecossistema para NFTs. A atividade de token não fungível (NFT) na rede Solana permaneceu positiva, apesar dos problemas recentes com a FTX. A métrica de volume de vendas em 30 dias superou US$ 50 milhões, de acordo com dados da Cryptoslam.
No momento da publicação, o preço do Solana (SOL) está sendo negociado a $10.900, teve -2.43% de queda nas últimas 24 horas.