Alexey Pertsev, o desenvolvedor do Tornado Cash, está enfrentando acusações legais de lavagem de dinheiro. O julgamento de Pertsev relacionado às acusações está marcado para 26 de março, em Hertogenbosch, uma cidade holandesa. Pertsev foi preso em agosto de 2022.
As alegações contra o fundador do Tornado Cash foram reveladas em uma acusação obtida pela mídia DL News, destacando as acusações de que Pertsev lavou mais de 1,2 mil milhões de dólares em fundos ilícitos.
Os procuradores holandeses acusaram Pertsev de envolvimento em atividades de lavagem de dinheiro. Conforme a acusação, Pertsev foi co-autor na lavagem de ativos por meio do Tornado Cash, um misturador de criptomoedas que ofusca rastros de transações.
Os procuradores holandeses conseguiram identificar 36 transações de protocolos descentralizados destinados ao Tornado Cash. As transações incluíram uma grande quantidade de Ethereum (ETH) oriundas de plataformas como Ronin Bridge.
Quem é Alexey Pertsev?
Alexey Pertsev é um profissional de segurança cibernética e desenvolvedor de código-fonte aberto que obteve destaque no cenário das criptomoedas. Ele se formou na Maritime State University, com um diploma de especialista em segurança de computadores e sistemas de informação. Em 2017, começou sua carreira como testador de penetração na Digital Security, uma empresa de segurança.
Pertsev ganhou notoriedade como co-fundador da PepperSec, uma empresa de segurança cibernética. No entanto, o que o trouxe ao centro das atenções foi sua contribuição para o Tornado Cash, um mixer de criptomoedas baseado em Ethereum, conhecido por sua natureza sem custódia.
Em agosto de 2022, Alexei Pertsev foi preso sob alegações de que contribuições ao Tornado Cash facilitaram o processamento de mais de US$ 1 bilhão em fundos roubados por hackers norte-coreanos por meio do mixer. Notavelmente, o co-fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, admitiu ter usado o Tornado Cash para enviar ajuda financeira às vítimas da guerra na Ucrânia. Pertsev alega ter ajudado mais de 40 mil usuários a ofuscar mais de 150 mil transações.