Há uma expectativa que a atualização Dencun do blockchain Ethereum (ETH), que está programa para meados de março, consiga levar uma melhor disponibilidade de dados para soluções de Camada 2 de forma mais econômica.
Contudo, o cofundador do Polygon zkEVM, Jordi Baylina, comentou recentemente, em uma reunião de desenvolvedores do Ethereum Core, sobre a importância do Dencun para Camadas 2 como o Polygon zkEVM, especialmente, a introdução do EIP-4844.
Durante o encontro, os desenvolvedores colocaram em pauta a solução de escalonamento EIP-4844, que tem o intuito de melhorar a escalabilidade do Ethereum, bem como, as limitações que existem nas soluções L2, visando a melhoria da capacidade de dados, além da redução das taxas de transação.
Em seus comentários na reunião, Baylina destacou que a atualização do Dencun vai melhorar as soluções de Camada 2 em meio aos desafios como o custo da disponibilidade de dados. De acordo com o cofundador do Polygon zkEVM, “o principal desafio para os rollups ZK no momento é o custo da disponibilidade dos dados”.
Ainda na oportunidade, Baylina enfatizou sua crença que o EIP-4844 da atualização Dencun poderá atuar como uma virada de jogo diante da disponibilidade de dados e taxas de gás no Polygon zkEVM.
Atualização Dencun do Ethereum foi ativada oficialmente em todas as testnets
Em um marco significativo para a comunidade de criptomoedas, a Fundação Ethereum fez um anúncio que está gerando ondas de entusiasmo por toda a esfera digital: a atualização Dencun está oficialmente pronta para ser implementada na rede principal do Ethereum.
Esse avanço segue o sucesso de sua ativação nas redes de teste e está com data agendado para tomar a cena principal no dia 13 de março de 2024, às 13h55 UTC. Essa atualização é um passo além do Shapella e traz consigo um leque de inovações significativas, incluindo, mas não se limitando à introdução de blobs de dados efêmeros por meio do EIP-4844, mirando a redução das taxas de transação em camadas secundárias.