O procurado CEO da exchange de criptomoedas Thodex foi pego na Albânia, disse o Ministério do Interior turco em comunicado . Faruk Fatih Özer foi objeto de um aviso vermelho da Interpol, um pedido mundial às autoridades policiais em todo o mundo para localizar e prender provisoriamente uma pessoa.
Ele era procurado por seu papel no desaparecimento noturno da Thodex, que deixou milhares de clientes sem acesso às suas contas. O processo para extraditar Özer de volta à Turquia foi iniciado pela Interpol, disse o governo turco. Ele enfrentará uma dura batalha legal, com promotores locais supostamente buscando sentenças de prisão de milhares de anos para executivos da extinta exchange.
Operacional desde 2017, a Thodex interrompeu abruptamente as negociações em abril de 2021, citando um investimento externo não especificado que exigia uma pausa de quatro a cinco dias nas negociações. Um dia depois, Özer afirmou que a empresa havia sido forçada a interromper as negociações devido a ataques cibernéticos, mas insistiu que os fundos dos clientes estavam seguros e prometeu devolver dinheiro aos investidores em breve.
No mesmo dia, a polícia turca deteve 62 pessoas, apreendeu os computadores da empresa e congelou suas contas. A essa altura, Özer já havia fugido para a Albânia, mas o governo turco estava se preparando para extraditá-lo. Isso provou ser menos do que simples, no entanto, com a caçada continuando por meses. Mas ele acabou sendo encontrado em Vlorë, uma cidade costeira e a terceira mais populosa da Albânia. Sua identidade foi confirmada usando resultados biométricos, disse o ministro do Interior da Albânia a seu colega turco.
Em abril de 2021, descobriu-se que a Thodex havia transferido US$ 125 milhões em Bitcoin para a exchange americana Kraken antes do fechamento. A empresa de rastreamento de blockchain Whitestream, que fez a descoberta, disse que parecia ser uma “operação de saque”, com executivos roubando fundos de clientes. O governo respondeu à alta aceitação de criptomoedas no país com um projeto de lei que busca estabelecer novas regras para o setor.