Em meio as ações de regularização sob as atividades de staking de criptomoedas, o fundador da Cardano (ADA), Charles Hoskinson, apresentou um modelo para que consiga estar alinhado aos requisitos legais dos agentes regulatórios.
Em um webcast em 10 de fevereiro, Hoskinson destacou que os operadores do setor podem chegar a considerar o modelo de participação contingente. O modelo tem o foco em ações que visam conhecer o cliente.
O fundador da ADA comentou que o modelo proposto precisaria de um certificado de transação bilateral. Com isso, antes do processamento da transação, o delegado e o operador do pool de apostas teriam que assiná-la. A transação ficaria pendente até a assinatura de ambos.
“É uma questão interessante começar a mudar os modelos de participação para acomodar as nuances regulatórias. <…> Você pode introduzir um conceito de aposta contingente e, basicamente, é bilateral. <…> Isso muda uma relação push não consensual para uma relação consensual bilateral”, disse.
Vale lembrar que, uma das maiores exchanges cripto dos EUA, a Kraken, foi multada em US$ 30 milhões e terá que interromper os serviços de staking dentro da sua plataforma. A corretora assinou um acordo com a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).
Conforme informou em nota em 9 de fevereiro, a Agência citou que as empresas Payward Ventures e Payward Trading — que formam a Kraken — entraram em consenso para parar de forma imediata com a venda de valores mobiliários através de serviços de staking de criptomoedas.