No mundo veloz das criptomoedas, a adaptabilidade e a evolução constante são essenciais. A Fundação Solana, uma das líderes emergentes no setor de blockchain, trouxe recentemente à luz um marco impressionante que ressalta o seu progresso contínuo. No seu relatório mais recente, a organização revelou que impressionantes 31% da participação de sua rede agora passa pelo cliente Jito Labs.
A evolução da rede Solana é um caso digno de estudo. A fundação, com o intuito de destacar a robustez da Solana como uma “rede multicliente”, publicou seu mais recente relatório de saúde do validador. Essa divulgação é uma clara resposta ao período desafiador do ano anterior, quando a rede enfrentou algumas interrupções indesejadas. A boa notícia? Desde fevereiro, a rede tem mantido um tempo de atividade de 100%.
Mas a estrela desse relatório é, sem dúvida, o cliente Jito Labs. A quantidade de validadores que optaram pelo Jito quase dobrou desde o último relatório em março. Para colocar em perspectiva, o cliente Jito Labs, lançado pela primeira vez na rede principal em agosto de 2022, tinha uma participação de 0%. Em março de 2023, esse número saltou para 16%. E agora, alcançou um marcante 31%.
Esse salto na adoção não é apenas uma coincidência ou um capricho da moda. A Jito Labs não é apenas mais um nome no ecossistema cripto. No ano passado, a empresa conseguiu levantar US$ 10 milhões em uma rodada de financiamento da Série A. E não para por aí. A infraestrutura Solana MEV que a empresa está construindo tem atraído bastante atenção, e grandes nomes como Solana Ventures, Anatoly Yakovenko, co-fundador do Solana Labs, e Austin Federa, chefe de comunicações da Solana Foundation, marcaram presença na rodada de financiamento.
O envolvimento e a confiança de personalidades tão influentes do mercado cripto no Jito Labs, aliado ao aumento significativo de sua adoção, só podem significar uma coisa: o crescimento sustentado e a solidificação da rede Solana no panorama global de criptomoedas.