Funcionários do Reserve Bank of India (RBI) alertaram que, além de serem usadas para financiamento do terrorismo, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas, as criptos representam uma ameaça maior à estabilidade do sistema financeiro do país. Segundo fontes, os principais funcionários do RBI informaram a um painel parlamentar que a criptomoeda pode levar à “dolarização” de uma parte da economia, o que seria prejudicial aos interesses nacionais da Índia.
Altos funcionários do RBI, incluindo o seu governador Shaktikanta Das , testemunharam perante a Comissão Parlamentar Permanente das Finanças , que foi presidida pelo ex-ministro das Finanças Jayant Sinha . Eles expressaram suas preocupações com as criptomoedas, dizendo que representam uma ameaça à estabilidade do sistema financeiro.
“Isso prejudicará seriamente a capacidade do RBI de determinar a política monetária e regular o sistema monetário do país… Quase todas as criptomoedas são denominadas em dólares e emitidas por entidades privadas estrangeiras, pode eventualmente levar à dolarização de uma parte de nossa economia que será contra o interesse soberano do país”, disseram os funcionários aos membros.
Apontando que as criptomoedas têm o potencial de ser um meio de troca e substituir a rúpia em transações financeiras, tanto domésticas quanto internacionais, funcionários do banco central disseram que essas moedas “podem substituir uma parte do sistema monetário, mas também prejudicarão a capacidade do RBI de regular o fluxo de dinheiro no sistema”. As autoridades do banco central alertaram que, além de serem usadas para financiamento do terrorismo, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas , as criptos representam uma ameaça maior à integridade do sistema financeiro do país.
Ao discutir os efeitos do Bitcoin (BTC) , os funcionários do RBI afirmaram que isso teria uma influência prejudicial no setor financeiro porque as pessoas podem colocar sua riqueza suada em moedas digitais, resultando em bancos com menos recursos para emprestar. No Orçamento da União divulgado no início deste ano, a ministra das Finanças Nirmala Sitharaman propôs um imposto de 30% sobre a negociação de criptomoedas e ativos semelhantes, como tokens não fungíveis (NFTs) , com 1% deduzido na fonte (TDS) quando tais transações ocorrem. Na Índia, há cerca de 15 milhões a 20 milhões de investidores em criptomoedas , com ativos totais de criptomoedas de aproximadamente US$ 5,34 bilhões . Não há estatísticas oficiais sobre o tamanho do mercado de criptomoedas indiano.