A falida exchange de criptomoedas, FTX, está planejando encerrar sua falência, bem como, pagar os credores da empresa. De acordo com informações da Bloomberg, a exchange apresentou uma proposta recentemente que tem o intuito de devolver bilhões de dólares a clientes e credores da empresa.
O recente movimento abre caminho para o começo de uma rodada final visando possíveis disputas relacionadas à melhor forma para conseguir finalizar o processo de falência da FTX.
A proposta apresentada pela exchange falida deverá ser votada em 2024. O plano compartilhado pela FTX prevê a distribuição de bilhões de dólares em dinheiro.
“O objetivo desta Declaração de Divulgação é fornecer aos titulares de créditos que têm direito, e serão solicitados, a votar no Plano com a devida informações para fazer um julgamento informado sobre o Plano. De acordo com a seção 1125 do Código de Falências, a aceitação de um plano do capítulo 11 só pode ser solicitada após uma falência declaração de divulgação por escrito aprovada pelo tribunal foi fornecida a cada credor ou detentor de juros direito de votar no plano”, escreveu a empresa no documento arquivado.
O documento da FTX ainda explicou: “O Plano organiza os constituintes credores e patrimoniais dos Devedores em grupos chamado Aulas. Para cada Classe, o Plano descreve (a) o Crédito ou Juros subjacente; (b) se a Classe está em Imparidade nos termos do Plano, o que significa que cada Titular receberá menos de valor total por conta de sua Reivindicação Permitida ou Juros Permitidos ou que os direitos dos Titulares sob a lei serão alterados de alguma forma; e (c) a forma de qualquer recuperação que os Detentores receberão em conta de suas respectivas reivindicações permitidas ou interesses permitidos”.
Investidores da FTX Buscam Compensação Bilionária de MLB, Fórmula 1 e Celebridades
A FTX Trading Ltd. era uma marca onipresente em 2022, com sua presença marcada desde os patches nos uniformes da Major League Baseball (MLB) até acordos com estrelas globais como Tom Brady, quarterback da NFL, e Shohei Ohtani, arremessador da MLB. Entretanto, a queda da FTX no final de 2022, culminando na insolvência da empresa e na acusação de seu ex-CEO Sam Bankman-Fried por crimes financeiros, desencadeou um turbilhão de consequências legais.
Neste cenário, uma ação judicial de grande magnitude foi movida em 27 de novembro em um tribunal federal em Miami. Credores da FTX estão buscando recuperar cerca de US$ 11 bilhões em perdas decorrentes da alegada má gestão de fundos da FTX. O alvo do processo, no entanto, não é a FTX em si, mas uma variedade de entidades e personalidades que os credores alegam terem contribuído para a fraude global. Além da FTX, entre os réus estão MLB, Fórmula 1, a equipe de corrida Mercedes-Benz, o jogador de basquete Stephen Curry, o ex-astro da NBA Shaquille O’Neal, o quarterback Tom Brady, a tenista Naomi Osaka, entre outros.