A exchange de criptomoedas FTX recebeu luz verde para operar uma exchange e serviços de clearing house em Dubai, Emirados Árabes Unidos. A FTX Exchange FZE, uma subsidiária da FTX Europe, recebeu permissão para participar da iniciativa Minimum Viable Product (MVP) de Dubai para ativos virtuais.
FTX wins full approval to operate crypto exchange in Dubai https://t.co/2izxz1Qk8v pic.twitter.com/RVlUWz7zqP
— Reuters (@Reuters) July 29, 2022
A Autoridade Reguladora de Ativos Virtuais (VARA) da jurisdição emitiu a licença, que Dubai estabeleceu em março deste ano para gerenciar a regulamentação de ativos virtuais para se tornar uma potência da economia digital. É uma entidade afiliada ao Dubai World Trade Center que regula as atividades de criptomoedas que vão de custodiantes a gestores de ativos. S.E. Helal Saeed Almarri, Diretor Geral da Autoridade do Dubai World Trade Center, disse:
“A Fase MVP, exclusiva para players internacionais selecionados e responsáveis, como a FTX, permitirá que a VARA estruture com prudência diretrizes e alavancas de mitigação de risco para operações comerciais seguras.”
De acordo com o comunicado, a FTX é o primeiro provedor de serviços de ativos virtuais a obter uma licença. Ele permite que a bolsa execute seus serviços de câmbio e câmara de compensação e forneça produtos de derivativos de criptomoedas e serviços de negociação para investidores institucionais qualificados em toda a área. Também inclui licença para operar seu mercado de token não fungível (NFT) e serviços de custódia.
A FTX recebeu aprovação parcial em março, quando disse que planejava ancorar uma sede regional em Dubai assim que recebesse o licenciamento completo. A Exchange Binance também está passando pelo processo regulatório, obtendo uma licença limitada da VARA em abril deste ano.