O fundador e CEO Sam Bankman-Fried apontou a clareza regulatória como a razão por trás da mudança.
Behemoth criptomoeda exchange Binance tem sido cauteloso sobre onde está localizado. Seu maior concorrente não tem esses problemas.
A FTX , a segunda plataforma de negociação de criptomoeda mais popular, mudou oficialmente sua sede de Hong Kong para as Bahamas, de acordo com seu site . Ela permanece incorporada em Antígua e Barbuda.
No início desta semana, a FTX Trading Limited recebeu licenças para subsidiárias em Gibraltar e nas Bahamas. Ela operará sob a bandeira da FTX Digital Markets neste último país, onde está registrada como uma empresa de ativos digitais pela Comissão de Valores Mobiliários das Bahamas.
Em um comunicado no Twitter, o fundador e CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, disse: “As Bahamas são um dos poucos lugares para estabelecer uma estrutura abrangente para criptomoeda.” Ele acrescentou que o país “emergiu do COVID animado, seguro e sem quarentena. ”
As Bahamas, junto com outros países caribenhos, como as Bermudas, adotaram os negócios de criptomoeda. As Bahamas começaram a lançar o Sand Dollar , uma moeda digital do banco central, no mercado no ano passado. E o banco Deltec, com sede nas Bahamas, já fornece serviços para FTX , Tether e outras Exchange.
Além disso, o país aprovou a Lei de Ativos Digitais e Trocas Registradas no final de 2020, estendendo o licenciamento para criptomoedas e outras firmas Fintech. O FTX Digital Markets é a primeira fatura de ativos digitais registrada sob a lei. A Diretora Executiva da Comissão de Valores Mobiliários, Christina Rolle, elogiou o papel da Lei DARE em atrair a FTX para a ilha – e deu a entender que mais empresas de criptomoeda poderão desembarcar em breve.
“É um grande voto de confiança para a jurisdição, e o que indica é que você tem um grande ator como este que está realmente procurando por uma jurisdição que tenha definido claramente o escopo de sua regulamentação, e é isso que a DARE oferece”, ela disse o jornal das Bahamas, The Tribune . Imagine Gary Gensler dizendo isso.
“Ter uma estrutura regulatória abrangente e ágil com supervisão é essencial para garantir que a indústria de criptomoeda seja segura, robusta e em crescimento”, postou Bankman-Fried na segunda-feira. “Estamos empolgados em ser uma das primeiras Exchange globais de criptomoeda a fazer parte de um abrangente regime regulatório à vista + derivativos.”
A semi-autônoma Hong Kong, em contraste, está cada vez mais caindo em sintonia com a China continental. O governo chinês reiterou hoje que o comércio de criptomoedas continua contra a lei, embora continue trabalhando em um yuan digital. No mês passado, a Binance foi forçada a parar de permitir que usuários de Hong Kong negociassem derivativos – que incluem futuros, opções e contratos perpétuos – em sua plataforma. Ele citou um “compromisso com a conformidade”.
A FTX também faz a maior parte de seu volume de câmbio com derivativos de criptomoeda, em vez de mera negociação à vista, tornando Hong Kong um local menos do que desejável para uma base de operações.