Franklin Templeton, uma das gigantes da gestão de ativos, deu um passo significativo no mercado de criptomoedas com o lançamento do “Franklin Ethereum TR Ethereum ETF”, conhecido pelo código EZET. Este novo ETF spot Ethereum foi listado na Depository Trust and Clearing Corporation (DTCC), essencial para o processamento de transações de valores mobiliários nos EUA. A inclusão na DTCC indica que o ETF está pronto para processos de criação e resgate, permitindo aos investidores ajustarem suas posições conforme a demanda de mercado, mantendo o preço do ETF alinhado com o valor atual do Ethereum.
No momento da publicação, o preço do ETH estava cotado em US$ 3.249,09 com alta de 3% nas últimas 24 horas.
A listagem na DTCC, no entanto, não implica uma aprovação automática pela Securities and Exchange Commission (SEC), a qual opera sob um conjunto de critérios regulatórios rigorosos. Ainda assim, a Franklin Templeton havia já demonstrado suas intenções ao submeter um formulário S-1 para este ETF na SEC, visando sua listagem na Chicago Board Options Exchange sob o título de “Franklin Ethereum ETF”.
Franklin Templeton's application for the launch of the Ethereum spot ETF "FRANKLIN ETHEREUM TR ETHEREUM ETF" has been listed on the DTCC website, and the Create/Redeem column shows Y. DTCC emphasized that this is a standard practice to prepare for the launch of new ETFs to the… pic.twitter.com/YurFry4i71
— Wu Blockchain (@WuBlockchain) April 27, 2024
Apesar disso, em uma reviravolta recente, a SEC postergou sua decisão até 11 de junho, a fim de realizar uma análise mais profunda do pedido. Esse adiamento é um reflexo das atuais interações cautelosas entre os emissores de ETFs Ethereum e a SEC, que tem sido menos promissora em comparação com as discussões prévias que culminaram na aprovação de ETFs Bitcoin no início do ano.
As expectativas para a aprovação dos ETFs Ethereum estão temperadas, particularmente devido ao feedback desencorajador da SEC e às recentes discussões que sugerem uma possível rejeição dos pedidos. Esse cenário está diretamente influenciado pela liderança de Gary Gensler na SEC, que é conhecido por sua postura crítica em relação às criptomoedas, levantando preocupações sobre a manipulação de mercado.
O mercado de criptomoedas respondeu com uma mistura de otimismo cauteloso. Enquanto o preço do Ether mostrou um aumento ao longo do ano, ele ainda é eclipsado pelo desempenho robusto do Bitcoin. A comunidade de investimento permanece em alerta, observando de perto as interações regulatórias, especialmente após discussões detalhadas com a Coinbase sobre a conversão de seu Ethereum Trust em um ETF.