Em um desenvolvimento significativo no setor financeiro, o Fundo do Mercado Monetário do Governo dos EUA OnChain, da Franklin Templeton, a partir de agora pode ser negociado no segundo maior blockchain do mercado de criptomoedas, o Ethereum (ETH).
A Franklin Templeton, uma empresa global de investimentos, realizou recentemente a expansão da negociação do seu OnChain US Government Money Market Fund (FOBXX) para o blockchain Ethereum.
“O fundo investe pelo menos 99,5% de seus ativos totais em títulos do governo dos EUA, dinheiro e acordos de recompra garantidos integralmente por títulos do governo dos EUA ou dinheiro”, explicou a gestora de ativos.
Durante este ano, a Franklin Templeton incluiu uma série de novos blockchains para dar suporte ao fundo, com a inclusão recente de Base, Aptos (APT) e Avalanche (AVAX) da Coinbase. Além disso, o fundo usa a rede Stellar como o blockchain público primário.
O lançamento do OnChain US Government Money Market Fund aconteceu em 2021, marcando o setror por ser o primeiro fundo do mercado monetário a utulizar um blockchain público para rastrear transações e propriedade.
“O fundo busca fornecer um nível tão alto de renda corrente quanto seja consistente com a preservação do capital e liquidez dos acionistas. O fundo também tenta manter um preço de ação estável de $1”.
O FOBXX é no momento o terceiro maior fundo do mercado monetário tokenizado registrando um valor de mercado de US$ 410 milhões.
Chainlink amplia parcerias com UBS, Vontobel e Franklin Templeton para soluções financeiras automatizadas
A Chainlink, líder em redes oracle descentralizadas, firmou uma colaboração estratégica com instituições financeiras renomadas como Franklin Templeton, UBS, Vontobel e o banco suíço Sygnum. O objetivo dessa parceria é transformar os processos operacionais no setor de fintech, utilizando as tecnologias blockchain, IA e oracle para simplificar e padronizar a distribuição de dados corporativos críticos, incluindo fusões, dividendos e desdobramentos de ações.
Atualmente, a gestão desses dados apresenta desafios significativos, com operações manuais que geram custos elevados devido a erros recorrentes. Com a adoção de blockchain e IA, a expectativa é reduzir consideravelmente essas ineficiências, possibilitando economias substanciais para empresas e potencializando a precisão e agilidade nos dados financeiros.