- Franklin Templeton propõe ETF XRP
- ETF espelhará desempenho do XRP
- Cboe BZX Exchange listará ETF XRP
O renomado gestor de ativos Franklin Templeton, com impressionantes US$ 1,5 trilhão em ativos sob gestão, apresentou um plano audacioso esta terça-feira. A empresa visa lançar um ETF (fundo negociado em bolsa) exclusivamente dedicado ao XRP, a quarta maior criptomoeda em termos de capitalização de mercado, conforme revelado em um recente registro S-1 à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).
No momento da publicação, o preço do XRP estava cotado em US$ 2,32 com alta de 2,4% nas últimas 24 horas.
Segundo o documento, o ETF Franklin XRP tem como proposta principal espelhar o desempenho do preço do XRP. As ações do fundo proposto serão listadas e transacionadas na renomada Cboe BZX Exchange. A intenção é clara: “As Ações têm como objetivo oferecer um meio conveniente de fazer um investimento semelhante a um investimento em XRP em relação à aquisição, manutenção e negociação de XRP diretamente em uma base ponto a ponto ou outra ou por meio de uma plataforma de ativos digitais.”
O design do fundo enfatiza a natureza passiva do investimento, descartando qualquer uso de alavancagem ou produtos derivativos. “O Patrocinador não vende XRP em momentos em que seu preço está alto ou adquire XRP a preços baixos na expectativa de aumentos futuros de preço. O Fundo não utilizará alavancagem, derivativos ou instrumentos ou transações semelhantes na busca por atingir seu objetivo de investimento.”
Uma peça chave nesta operação será a Coinbase Custody Trust Company, sediada em Nova York. A empresa é responsável pelo armazenamento a frio de criptomoedas e atuará como custodiante dos ativos de XRP do fundo.