Um projeto NFT do cofundador do Twitch, Justin Kan, sofreu com um roubo durante sua criação. Isso porque, por uma falha na plataforma Fractal, Justin acabou enviando o projeto para um hacker.
Isso porque, geralmente, quando um projeto NFT é descartado, o único espaço seguro é o c0anal de anúncios, o único lugar (exceto o FAQ) para procurar o site oficial para criar um novo NFT. Só que neste caso, era um endereço falso.
Antes do lançamento do Fractal NFT drop, um bot usado para o projeto Discord foi hackeado. Isso permitiu que o hacker enviasse uma mensagem em seu canal de anúncios com um link para um site falso de criação de NFT (em que usava um “i” em vez de um “l”).
Aqueles que clicaram no link foram capazes de gastar sua criptografia, no caso Solana (SOL), no que eles pensaram que seriam os Fractal NFTs. Apenas eles foram enganados e não receberam nada em troca. Como resultado, o perpetrador fugiu com cerca de US$ 154.800 em SOL.
O co-fundador do Twitch, Justin Kan, reconheceu que havia acontecido o golpe em uma publicação do Twitter. “O bot de anúncios em nosso discord foi hackeado. Não vá para nenhuma url e conecte sua carteira/crie qualquer coisa“, escreveu. Desde o roubo, o canal Discord foi bloqueado.
The announcements bot on our @fractalwagmi discord was hacked. Do not go to any url and connect your wallet / mint anything.
— Justin Kan (@justinkan) December 21, 2021
Fractal é um mercado NFT baseado em Solana para a compra e venda de NFts, recém-criado. O projeto final deveria ser conhecido no próximo dia 24 de dezembro, mas alguns detalhes da seriam apresentados no dia de hoje, mas após a confusão tudo ficou um pouco incerto.
“Não anunciamos quaisquer mentiras. Todos os urls que enviam esta declaração são fraudulentos. Não confie nesses links nem crie nada. Nunca iremos cobrar por um lançamento airdrop. Agradecemos sua paciência e estamos trabalhando para corrigir isso”, escreveu a Fractal em outro tuíte.
Por fim, a equipe da Fractal afirmou que agora vai repor qualquer usuário da plataforma que perdeu seu SOL devido ao falso endereço.