A Fractal, uma plataforma NFT centrada em jogos, está lançando uma carteira sem custódia para integrar novos membros que não estão familiarizados com criptomoedas.
As plataformas de criptomoeda e NFT enfrentam uma barreira contínua na integração de novos usuários devido à complexidade de gerenciar carteiras de criptomoedas e assumir a custódia de ativos. No entanto, a Fractal, uma plataforma de jogos NFT da Solana, acredita ter uma solução que faz uso das contas do Google existentes dos usuários.
Na sexta-feira, a startup anunciou o Sign In With Fractal, um novo recurso que permite aos usuários construir rapidamente uma carteira de criptomoedas fazendo login com uma conta do Google. O processo gera uma carteira não custodial, o que significa que a Fractal não mantém os tokens não fungíveis (NFTs) ou ativos dos usuários. Em seguida, ele divide a chave privada da carteira entre o dispositivo do usuário e os servidores da Fractal.
“Percebemos que o jogador aprecia os benefícios do blockchain somente depois que o jogador quer vender, apostar ou emprestar seus ativos. No início, o jogador só quer jogar”, disse Justin Kan. “Então, criamos um produto que facilita a integração de usuários em jogos cripto”.
Kan mencionou a inconveniência de ter que criar uma carteira de auto-custódia como Phantom ou MetaMask, financiá-la com criptomoeda e manter essa carteira segura e protegida. Embora os maximalistas da descentralização possam se opor a confiar em um gigante digital como o Google, os jogadores comuns podem preferir uma experiência de login simples e familiar.
Novo recurso do Fractal para priorizar a segurança do usuário
Entrar usando o Fractal destina-se não apenas a facilitar a configuração da carteira, utilizando um login existente do Google, mas também a reduzir a probabilidade de os usuários serem vítimas de ataques de phishing, conectando a carteira a uma conta familiar. Se um usuário for solicitado a fazer login em um site falso de imitação do Fractal, a empresa acredita que ele poderá dizer que não é uma solicitação oficial de login do Google porque já está conectado.
O novo método de login, de acordo com Fractal, divide a chave privada em dois “compartilhamentos secretos”, um mantido nos servidores do Fractal e outro conectado ao dispositivo usado para fazer login na carteira com uma conta do Google. Se a conta do Google de um usuário for comprometida, o invasor não terá acesso automaticamente à carteira Fractal sem o dispositivo original.
Os usuários recebem uma frase inicial para gravar e manter a segurança durante o processo de criação da carteira, exatamente como fariam se estivessem construindo uma carteira usando o MetaMask ou outro serviço. Se o dispositivo original for perdido, danificado ou hackeado, a frase inicial permite que os usuários recuperem uma carteira Fractal em um novo dispositivo.
Um aumento nos jogos Web3
O lançamento da carteira Fractal não se limita aos jogadores. Os desenvolvedores estão “obcecados” com a aquisição de usuários e integração em jogos Web3, de acordo com Kan, que observou um aumento na transição de desenvolvedores de jogos tradicionais para Web3 . Com o login social, ele acredita que eles terão mais facilidade para fazer a transição para o NFT, como deveria ser.
Um NFT atua como prova de propriedade de uma propriedade digital, que no domínio dos videogames pode incluir avatares de jogadores distintos, armas, roupas e terreno virtual. Axie Infinity , um jogo baseado em Ethereum, ultrapassou US$ 4 bilhões em volume de negociação NFT sozinho, e seu crescimento meteórico no ano passado provocou um boom no desenvolvimento de novos jogos alimentados por NFT.
Magic Eden é o maior mercado NFT em Solana em termos de volume total de comércio, mas Kan deseja manter a Fractal focada exclusivamente no setor de jogos do mercado NFT.