A Fox anunciou hoje o lançamento beta do seu protocolo de código aberto, Verify, desenvolvido sobre a rede Polygon, uma plataforma de blockchain de prova de participação. Este protocolo surge como uma ferramenta revolucionária para empresas de mídia, facilitando a verificação da procedência de conteúdos digitais.
O Verify possibilita que editores registrem conteúdo diretamente na blockchain, oferecendo um método confiável para comprovar a origem de informações. Conforme explicado no site oficial, o protocolo não se limita a usos financeiros, expandindo o potencial do blockchain para autenticação e rastreamento da origem de conteúdos online.
Mark Boiron, CEO da Polygon Labs, destaca a importância do Verify, afirmando: “Verify mostra como os blockchains são importantes fora dos casos de uso financeiro: eles podem provar a procedência, rastrear a origem do conteúdo online”. Boiron expressa entusiasmo com a utilização dos protocolos Polygon em novos campos, especialmente diante do crescimento da Inteligência Artificial e da disseminação de conteúdo gerado por IA na internet.
Verify, built by Fox Corporation on Polygon PoS.
Blockchains are amazing for permissionless access, censorship resistance and transparency. In many instances, they also need to be fast and cheap, like Polygon PoS.
All of these characteristics are incredibly important to… https://t.co/k28btCFKNc
— Marc Boiron (@0xMarcB) January 9, 2024
O processo de verificação no Verify envolve a assinatura criptográfica do conteúdo pelo usuário, utilizando sua chave privada. Além disso, o protocolo permite adicionar metadados, como localização, dispositivo ou identificação da pessoa associada ao conteúdo. Este método não prova a propriedade do conteúdo, mas habilita um mecanismo público de disputa e análise de metadados.
Importante destacar, o Verify permite que os usuários controlem o acesso ao conteúdo verificado através de contratos inteligentes. A iniciativa da Fox em desenvolver o Verify sinaliza a crescente consideração do blockchain por empresas de mídia como ferramenta vital no combate à proliferação de conteúdo falso gerado por IA, que se intensificou em 2023.
A Fox não é novata no universo blockchain. Uma de suas subsidiárias, a Fox Animated Series, já havia explorado a tecnologia com o lançamento de um programa de TV, integrado com NFTs e componentes de votação. Além disso, o conglomerado tem investido em Inteligência Artificial, exemplificado pelo lançamento do RabbitAI com GPT-4 para localização de conteúdo.
Até o momento, o Verify já registrou cerca de 89 mil conteúdos, conforme divulgado pela Polygon, marcando um avanço significativo na integração de tecnologias blockchain no setor de mídia.