Os serviços financeiros tradicionais, como pagamentos, empréstimos e financiamentos, só estavam disponíveis por meio de instituições financeiras e bancos estabelecidos. Mas ele se transformou com a introdução da tecnologia blockchain. Quando o conceito de criptomoeda começou a se expandir, a discussão mudou para um novo conjunto de considerações, ou seja, finanças descentralizadas (DeFi) e finanças centralizadas (CeFi).
Para entender os prós e contras comparativos de CeFi e DeFi, primeiro precisamos ter um melhor entendimento desses dois conceitos.
O que é Finanças Centralizadas (CeFi)?
Antes do DeFi ser introduzido, o Financiamento Centralizado era o padrão para a negociação de criptos. Ele controla uma fortaleza sobre a indústria de criptomoedas. Nas finanças centralizadas (CeFi), todas as ordens criptográficas de negociação são tratadas por meio de uma bolsa central. Os fundos são administrados por operações específicas da central de câmbio. Isso significa que você não possui uma chave privada que fornece acesso à sua carteira.
Além disso, a bolsa identifica quais moedas eles listam para negociação ou quantas taxas você precisa pagar para negociar com a bolsa.
Concluindo o conceito de Finanças Centralizadas, você não possui suas criptomoedas ao comprar / vender por meio de uma bolsa centralizada. Além disso, você está sujeito às regras que uma troca centralizada impõe a você. Além disso, você está sujeito às regras estabelecidas pela central de câmbio.
O que é finanças descentralizadas? (DeFi)
Nenhuma troca está envolvida na troca descentralizada. O processo completo opera por meio de aplicativos automatizados que são desenvolvidos em plataformas de blockchain. Além disso, as finanças descentralizadas criam um sistema financeiro justo e transparente onde qualquer pessoa pode participar. Ele permite que pessoas sem banco acessem serviços financeiros e bancários por meio da tecnologia blockchain.
O DeFi visa construir um ecossistema de serviços financeiros de código aberto, sem permissão e transparente. O sistema financeiro descentralizado oferece serviços, incluindo empréstimos, produção agrícola, criptografia de empréstimos, armazenamento de ativos e muito mais.
A vantagem de usar DeFi sobre CeFi é que você tem controle total sobre seus ativos e possui o par de chaves de sua carteira. Além disso, os usuários que desejam participar do DeFi precisam usar aplicativos descentralizados (dApps) construídos nas plataformas de blockchain para acessar os serviços DeFi.
Qual é a diferença entre o DeFi e o CeFi?
Embora você encontre muitas diferenças entre DeFi e CeFi, a questão é se os usuários devem confiar na tecnologia ou nas pessoas.
Com o DeFi, os usuários confiam que a tecnologia terá o desempenho proposto para a execução dos serviços oferecidos. Por outro lado, com a CeFi, os usuários confiam nas pessoas de uma empresa para administrar fundos e executar os serviços da empresa.
Tanto o DeFi quanto o CeFi oferecem uma ampla variedade de serviços financeiros relacionados à criptomoeda. Vamos discutir alguns dos recursos e funcionalidades de ambos os ecossistemas que os diferenciam.
Características do CeFi
Câmbio Centralizado (CEX)
Usando uma bolsa de criptomoeda tradicional, por exemplo, Binance, Kraken ou Coinbase, os usuários enviam fundos para a bolsa para gerenciá-los dentro de uma conta interna. Embora os fundos sejam armazenados na bolsa, eles são mantidos fora da custódia dos usuários e são vulneráveis a ameaças caso as medidas de segurança implementadas pela bolsa falhem.
Devido a isso, as trocas centralizadas têm sido alvo de vários ataques à segurança. Os clientes da bolsa centralizada não se importam em compartilhar suas informações pessoais ou colocar fundos na custódia dessas empresas, pois consideram as bolsas centrais confiáveis.
Além disso, as grandes bolsas possuem departamentos completos com equipes de atendimento ao cliente que oferecem assistência aos clientes. O elevado nível de apoio ao cliente proporciona ao cliente um nível de conforto, reforçando a sensação de que o seu dinheiro está em boas mãos.
A flexibilidade da conversão do Fiat
Os serviços centralizados representam mais flexibilidade do que os serviços descentralizados ao transformar o fiat em criptomoeda e vice-versa. A conversão entre criptomoeda e fiat geralmente requer uma entidade centralizada; no entanto, os serviços DeFi não oferecem fiat com tanta flexibilidade.
Integrar clientes no ecossistema de Finanças Centralizadas (CeFi) é bastante conveniente e pode oferecer uma melhor experiência ao cliente.
Serviços de rede cruzada
Os serviços da CeFi oferecem suporte à negociação de LTC, XRP, BTC e outras moedas emitidas em plataformas de blockchain independentes. Devido à latência e à complexidade da execução de trocas entre cadeias, os serviços DeFi não oferecem suporte a esses tokens. A CeFi pode superar esse problema obtendo a custódia dos fundos de várias redes. É um benefício significativo para a CeFi, já que muitas das moedas de maior capitalização de mercado frequentemente negociadas existem em cadeias de blocos independentes e não implementam padrões de interoperabilidade.
Características do DeFi
Sem permissão
Os usuários não precisam de permissão para usar o DeFi. Com a CeFi, os usuários precisam concluir um processo KYC para acessar os serviços, o que significa que eles precisam compartilhar suas informações pessoais ou depositar algum dinheiro antes de acessar os serviços.
Os usuários podem acessar diretamente os serviços usando uma carteira e sem fornecer informações pessoais ou depositar dinheiro no DeFi. É porque o DeFi é abertamente acessível a todas as partes, sem qualquer barreira ou discriminação.
Além disso, os indivíduos que planejam construir em cima de uma plataforma descentralizada podem fazer isso livremente. Ele fornece um alto grau de acessibilidade e oferece suporte à colaboração dentro da comunidade. Os produtos desenvolvidos dentro do ecossistema DeFi são projetados para se beneficiarem uns dos outros. É por isso que os produtos DeFi também são conhecidos como money legos.
Sem confiança
O benefício mais significativo de usar os serviços DeFi é que você não precisa confiar que o serviço funcionará conforme promovido. Os usuários podem autenticar o desempenho dos serviços DeFi conforme pretendido, auditando seu código e usando ferramentas externas, como Etherscan, para identificar se uma transação foi executada corretamente.
Inovação Rápida
Outra vantagem significativa do DeFi é sua taxa rápida de inovação. O Ecossistema Financeiro Descentralizado está constantemente construindo capacidades atuais e experimentando novas capacidades. A natureza centrada na construção do espaço DeFi se transformou em um rico ecossistema integrado com serviços financeiros inovadores.
Em funcionalidades em que os serviços financeiros centralizados prosperaram, o DeFi space tem trabalhado para fornecer maneiras alternativas de resolver o problema. Por exemplo, para superar a incapacidade do DeFi de facilitar a transferência de criptomoedas incompatíveis como BTC, soluções como tBTC e WBTC, que são compatíveis com protocolos descentralizados, eliminam a lacuna por se comportarem como tokens atrelados ao valor do BTC. Ele permite que os usuários de DeFi acessem Bitcoin via DeFi sem a necessidade de usar o token diretamente.
DeFi vs CeFi
DeFi | CeFi | |
---|---|---|
Custódia de fundos |
O usuário tem autoridade total sobre a custódia dos fundos. | Fora da custódia do usuário |
Serviços disponíveis | Empréstimos, Empréstimos, Pagamentos, Negociação | Negociação, Empréstimo, Fiat-to-crypto, Pagamentos e Empréstimos |
Informações pessoais | Prova de Trabalho | Estrutura plugável |
Segurança | Não é responsável por fundos. | Vulnerável no caso de pontes de segurança na central. |
Valor de mercado | $ 16 bilhões * | $ 324 bilhões * |
Atendimento ao Cliente | N / D | Fornecido por grandes mudanças. |
Fator de risco | A segurança depende da tecnologia que você está usando. | As trocas centralizadas são responsáveis ​​pela segurança. |
Conclusão
As Finanças Descentralizadas e Centralizadas têm como objetivo atingir o mesmo objetivo. Eles planejam tornar o comércio de criptografia popular e melhorar o volume de negócios. No entanto, a forma como esses dois ecossistemas realizam seus objetivos é diferente.
CeFi promete segurança de fundos e comércio justo sobre esses fundos. Os investidores com moeda convencional também podem participar da negociação de criptografia. Além disso, as centrais CeFi fornecem serviços de suporte ao cliente que os serviços DeFi não oferecem. Por outro lado, DeFi quer tornar a intrusão do espaço livre. Ele fornece um espaço para os investidores implementarem suas estratégias sem ter que negociar com um órgão intermediário.
Ambos os modelos têm seus prós e contras. Depende do investidor e de suas necessidades. Se você prefere transparência e privacidade, DeFi é o modelo certo para escolher. Por outro lado, se sua prioridade é confiança, compartilhamento de riscos, flexibilidade e mais opções de investimento, opte pelo CeFi.