O Filecoin lançou uma rede de conteúdo chamada Saturn. O objetivo da rede é ajudar a atender a largura de banda de conteúdo para aplicativos descentralizados e tornar mais barato executar os nós do Filecoin.
A nova rede de entrega conteúdo vai ajudar aos sites a recuperar informações rapidamente. Especificamente, o Saturn é uma série de servidores interligados que ajudarão a extrair ou recuperar conteúdo para aplicativos descentralizados. Ele complementa a principal camada de armazenamento de dados no Filecoin, disse Protocol Labs, a empresa de desenvolvimento por trás do Filecoin, que começou a construí-lo no primeiro semestre de 2022.
Com o lançamento da rede Saturn, a empresa não apenas forneceu uma camada de entrega de conteúdo, mas também tentou reduzir o custo de contribuir com o Filecoin. A Protocol Labs diz que tornou a rede mais acessível aos contribuintes públicos.
Atualmente os provedores de armazenamento precisam atender a um mínimo de 10 terabytes (TB) em armazenamento comprometido para ingressar na Rede Filecoin. Com o execução de um nó Saturn CDN precisa de apenas 1 terabyte (TB) de armazenamento, é mais barato do que executar um nó Filecoin Storage Provider. Isso permitirá que mais pessoas contribuam para a largura de banda da rede e ganhem a moeda nativa do protocolo, que também é chamada de filecoin, disse a Protocol Labs.
Um dos grandes beneficios da rede Filecoin, Saturn e IPFS – é que pode ser utilizado como uma alternativa mais resistente à censura aos serviços de nuvem centralizados como do Google ou Amazon.