O preço do Bitcoin quebrou acima de sua máxima de 2019 e, depois disso, decolou outros $ 5.000. A razão pela qual o nível foi tão crítico para confirmar uma reversão de volta em um mercado em alta, foi devido à resistência que reside na razão áurea – com base na sequência de Fibonacci.
Hoje, para comemorar o Dia de Fibonacci e o rompimento do Bitcoin além da zona-chave, estamos analisando profundamente a importância dos níveis de retração de Fibonacci nos mercados financeiros, como criptomoedas.
O que é sequência de Fibonacci e por que ela se aplica à análise técnica BTCUSD?
Embora o Bitcoin seja um ativo diferente de qualquer outro antes dele , ainda tende a seguir as mesmas leis e dinâmicas que regem os mercados financeiros. A criptomoeda passa por ciclos de mercado onde o sentimento muda de alta para baixa e vice-versa, e responde da mesma forma ao suporte e à resistência como forex, ações, commodities e muito mais.
Todo o código Bitcoin é construído em código matemático, e tudo, até o número de BTC e o mecanismo de redução da recompensa em bloco, depende muito da matemática.
É justo, então, que o Bitcoin e outros ativos criptográficos construídos na matemática respondam tão bem aos níveis matemáticos de suporte e resistência.
Esses níveis matemáticos tendem a residir em proporções baseadas na sequência de Fibonacci , na qual a soma dos dois números anteriores constitui o número atual e assim por diante indefinidamente.
Em 23 de novembro, o mundo comemora o famoso matemático italiano que primeiro deu sentido aos números encontrados em toda a natureza.
Leonardo Bonacci de Pisa foi o autor de Liber Abaci, também conhecido como O Livro do Cálculo . Usando a sequência, ele poderia predizer com certo grau de precisão a futura população de coelhos. Os números desde então têm sido usados para prever todos os tipos de resultados e suas proporções – especificamente a proporção áurea ou proporção divina é de importância específica.
Como Bitcoin e Altcoins reagem aos níveis de retração de Fibonacci
No gráfico acima, a alta do Bitcoin em 2019 foi o nível de retração de Fibonacci de 0,618 – a proporção áurea. Voltar acima disso sinalizou para o mercado que uma reversão estava ocorrendo .
Segurando lá no ano passado, manteve a criptomoeda nas valas do território dos ursos . O gráfico acima demonstra também na descida de Bitcoin é ponto mais alto, cada um correspondendo urso pico do mercado, quase perfeitamente parado em cada diminuir posteriormente nível de Fibonacci.
Cada nível também passa diretamente por algumas das zonas de suporte e resistência mais críticas do ativo , mas por quê? Não está claro por que os mercados se comportam dessa forma, mas 0,618 costuma atuar como a resistência mais importante ou nível de suporte em qualquer ativo – não apenas Bitcoin.
As extensões de Fibonacci, como a 1.618, podem atuar como resistência depois que um novo máximo histórico for definido. E com o índice de ouro atuando como um lugar ideal para comprar suporte ou vender resistência, 0,618 pode ser um lugar lógico para qualquer correção cair.
Se o Bitcoin colocou um topo de curto prazo e corrige a partir dos preços atuais, o nível de 0,618 pode ser o alvo principal. A criptomoeda poderia encontrar suporte em qualquer um dos níveis Fib acima, mas nos mercados em alta do passado, estava certo sobre o dinheiro .